sábado, fevereiro 13, 2010

Bairros de Mari sofrem com ruas sujas e falta de iluminação


ABANDONO DA CIDADE
Mari (Fato a Fato) – Internautas de Mari enviaram, para a caixa de e-mail do Fato a Fato, pedidos para que o blog cobre da administração pública municipal maior atenção com os bairros da cidade, a maioria em estado de abandono.
Moradores dos bairros José Américo, Pasto Novo e Silvino Costa denunciaram que o prefeito Antonio Gomes (PSDB) e o vice-prefeito, Jobson da Farmácia (PRB) literalmente, abandonaram esses setores.
As principais reclamações dos habitantes são em decorrências do acúmulo de lixo, sujeira, falta de infra-estrutura e iluminação nas vias públicas dos bairros.
“O centro da cidade é uma beleza, mas os bairros foram esquecidos por Antonio Gomes e Jobson da Farmácia”, diz o internauta identificado por Paulo Francisco de Almeida, residente em Mari.
OPINIÃO DO BLOG De perseguir os artistas mariense, impedindo que cantores ou cantoras da terra cantem em sua cidade, aí nós temos pleno conhecimento. Agora surge outro ponto, inclusive administrativo, provando extrema falta de habilidade da dupla Antonio Gomes/Jobson da Farmácia em resolver os mais elementares problemas da cidade. É falta de competência de qualquer gestor quando a população cobra limpeza urbana, infra-estrutura e iluminação nos bairros da cidade. Fato a Fato não foi, ainda, ver de perto as denúncias da população quanto à precária situação nos bairros de Mari. No entanto, diante da verdade dos nossos queridos internautas mariense, pedimos providências ao prefeito da cidade e a seu vice, pois foram eleitos com a missão governar o município e não para abandoná-lo. Se estão agindo assim, emitem o selo da incompetência e fracasso. Diante da matéria e dos comentários do blog, Fato a Fato dá direito ao contraditório. O nosso e-mail é: blogfatoafato@gmail.com

Time da Desportiva Guarabira é favorito do Paraibano 2010

FAVORITO
Guarabira (Fato a Fato) – Pesquisa do Fato a Fato revela que o time da Associação Desportiva Guarabira é favorito para conseguir o título de campeão paraibano de 2010.
O blog perguntou quem seria o campeão do paraibano 2010. 46% dos acessos apontaram a Desportiva Guarabira. Dezenove por cento disseram que seria o Treze de Campina e 13% o Botafogo de João Pessoa.
Seis por cento optaram pela equipe do Campinense Clube; três por cento pelos times do Sousa, Esporte de Patos e Queimadense. Um por cento preferiu apostar no Auto Esporte, no Atlético de Cajazeiras e no Nacional de Patos.
A pesquisa ficou no ar durante uma semana. O gráfico interno da enquete observou acessos de todas as regiões da Paraíba como demonstra o percentual alcançado pelos times que disputam o Campeonato Paraibano desse ano. Nenhum clube deixou de ser votado.
OPINIÃO DO BLOGUm dado interessante. Sessenta e três por cento dos acessos em favor da Desportiva foram da cidade de Guarabira. O restante, 37%, vieram de cidades circunvizinhas em decorrência de o clube guarabirense ser o único represente do brejo no Campeonato Paraibano de 2010. Outro ponto refere-se a forte penetração do Fato a Fato em todas as regiões da Paraíba. A prova de tal desempenho é que os clubes relacionados foram todos votados na enquete e de maneira surpreendente na região de Queimadas. No tocante ao resultado dos percentuais aferidos, a Desportiva pode até não ser campeão, mas vai ficar entre os quatro melhores da Paraíba. Essa é a meta. Por final, agradecemos a toda Paraíba por acessar o nosso blog. Agradecemos de verdade.

Galo da Madrugada reúne 1,5 milhão nas ruas de Recife

MAIS DE UM MILHÃO
Recife-PE (Fato a Fato) - O Galo da Madrugada saiu hoje às 9h (horário local, 10h em Brasília), pelas ruas do centro de Recife. Na concentração, havia ao menos três pessoas fantasiadas de presidente Lula.
O mote das fantasias foi o episódio de hipertensão sofrido pelo presidente na última visita que fez à capital pernambucana, no último mês. Os foliões eram acompanhados por enfermeiras que aferiam a pressão deles de tempo em tempo.
O bloco carnavalesco, considerado o maior do mundo pelo o "Guiness Book", o livro dos recordes, saiu com 25 trios elétricos que só tocaram ritmos pernambucanos, como frevo, e reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Neste ano ano, a agremiação homenageou todas as manifestações culturais carnavalescas do Estado --do litoral ao sertão--, como maracatu e caboclinho. Fonte: folhaonline
OPINIÃO DO BLOG - Em meio a 1,5 milhão de foliões do Galo da Madrugada, certamente Serra, Dilma, Ciro e até Marina Silva possam ser vistos de verdade. É essa a meta dos quatro presidenciáveis presentes ao carnaval do Recife (PE). No meio da multidão sempre é mais fácil e prático dizer que está ao lado do povo.

STF nega habeas corpus à Arruda e ministro explica decisão

HABEAS CORPUS
São Paulo (Fato a Fato) - O ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Por sua vez, o magistrado explicou as razões de sua decisão, ponto divergente e convergente entre juristas de todo o País.
"Outrora houve dias natalinos. Hoje avizinha-se a festa pagã do Carnaval. Que não se repita a autofagia", escreveu o ministro Marco Aurélio de Mello em sua decisão, ao negar habeas corpus ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido).
Agora, ao negar habeas corpus a Arruda, decisão que ainda deve ser submetida ao plenário do Supremo, Marco Aurélio pede que a “autofagia” não se repita. "Eis os tempos novos vivenciados nesta sofrida República. As instituições funcionam atuando a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário", escreveu Marco Aurélio.
"Se, de um lado, o período revela abandono a princípios, perda de parâmetros, inversão de valores, o dito pelo não dito, o certo pelo errado e vice-versa, de outro, nota-se que certas práticas – repudiadas, a mais não poder, pelos contribuintes, pela sociedade – não são mais escamoteadas, elas vêm à balha para ensejar a correção de rumos, expungida a impunidade. Então, o momento é alvissareiro", completa no despacho.
A decisão de Marco Aurélio de Mello é temporária, e pode ser revertida no julgamento de mérito do habeas corpus. Caberá a todos os ministros do Supremo opinarem sobre a concessão de liberdade. A Corte, porém, só retoma os trabalhos na próxima quarta-feira (17). Fonte: UOL
OPINIÃO DO BLOG - É lamentável a situação de Arruda. Mas, não cabia outra decisão senão a prisão do governador licenciado do Distrito Federal, uma vez que o mesmo foi pego "com a boca na botija". Visto por esse ângulo, não se poderia deferir o pedido de habeas corpus e as razões, explicitadas pelo ministro do STF Marco Aurélio Melo, foram apresentadas e textuadas na moralização da coisa pública. As teses da defesa de José Roberto Arruda são válidas, porém as provas que o STF possui em mãos, revela crime, inclusive à olhos nu, contra o patrimônio público.

‘Praga da dança’ matou centenas de habitantes de Estrasburgo em 1518

CARNAVAL DA MORTE
São Paulo (Fato a Fato) - Em julho de 1518, a cidade francesa de Estrasburgo, na Alsácia (então parte do Sacro Império Romano-Germânico) viveu um carnaval nada feliz. Uma mulher, Frau Troffea (dona Troffea), começou a dançar em uma viela e só parou quatro a seis dias depois, quando seu exemplo já era seguido por mais de 30 pessoas.
Quando a febre da dança completava um mês, havia uns 400 alsacianos rodopiando e pulando sem parar debaixo do Sol de verão do Hemisfério Norte. Lá para setembro, a maioria havia morrido de ataque cardíaco, derrame cerebral, exaustão ou pura e simplesmente por causa do calor. Reza a lenda que se tratava de um bloco carnavaleso involuntário: na realidade ninguém queria dançar, mas ninguém conseguia parar. Os enlutados que sobraram ficaram perplexos para o resto da vida.
Para provar que a epidemia de dança compulsiva não foi lenda coisa nenhuma, o historiador John Waller lançou, 490 anos depois, um livro de 276 páginas sobre o frenesi mortal: “A Time to Dance, A Time to Die: The Extraordinary Story of the Dancing Plague of 1518”. Segundo o autor, registros históricos documentam as mortes pela fúria dançante: anotações de médicos, sermões, crônicas locais e atas do conselho de Estrasburgo.
Um outro especialista, Eugene Backman, já havia escrito em 1952 o livro "Religious Dances in the Christian Church and in Popular Medicine". A tese é que os alsacianos ingeriram um tipo de fungo (Ergot fungi), um mofo que cresce nos talos úmidos de centeio, e ficaram doidões. (Tartarato de ergotamina é componente do ácido lisérgico, o LSD.)
Waller contesta Backman. Intoxicação por pão embolorado poderia sim desencadear convulsões violentas e alucinações, mas não movimentos coordenados que duraram dias.
O sociólogo Robert Bartholomew propôs a teoria de que o povo estava na verdade cumprindo o ritual de uma seita herética. Mas Waller repete: há evidência de que os dançarinos não queriam dançar (expressavam medo e desespero, segundo os relatos antigos). E pondera que é importante considerar o contexto de miséria humana que precedeu o carnaval sinistro: doenças como sífilis, varíola e hanseníase, fome pela perda de colheitas e mendicância generalizada. O ambiente era propício para superstições.
Uma delas era que se alguém causasse a ira de São Vito (também conhecido por São Guido), ele enviaria sobre os pecadores a praga da dança compulsiva. A conclusão de Waller é que o carnaval epidêmico foi uma “enfermidade psicogênica de massa”, uma histeria coletiva precedida por estresse psicológico intolerável.
Outros seis ou sete surtos afetaram localidades belgas depois da bagunça iniciada por Frau Troffea. O mais recente que se tem notícia ocorreu em Madagascar na década de 1840. Fonte: G1
OPINIÃO DO BLOG - São cientistas que tratam do caso. Um contexta ou corrobora a tese do outro. No entanto, o que houve no carnaval de estrasburgo não pode ser comparado à festa de momo atual. Hoje, para a felicidade geral de Nação, existe muita alegria, nudez, consumo de bebida alcoólica, fartura e coisas que o valha. Ninguém, nesse tempo, morre de trizteza, estresse ou fome. Pelo contrário, há muita fartança. Talvez a matéria acima deixe os filiões precavidos. Esse é o único sentimento que se pode ter.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Planalto pressiona, e PT altera plano de governo de Dilma

PARECIDA COM LULA
Brasília (Fato a Fato) - Pressionado pelo Palácio do Planalto, o PT vai fazer ajustes na sua proposta de governo da futura candidata Dilma Rousseff à sucessão do presidente Lula, mas o tom mais à esquerda do texto preliminar foi proposital.
Segundo a reportagem, nas palavras de um dirigente do partido, cabia ao PT "puxar para a esquerda" para depois negociar um programa final da ministra Dilma com os demais partidos da futura aliança, principalmente o PMDB.
A cúpula do partido reconhece que foi erro não mencionar no texto que o futuro governo manteria a política econômica de Lula --metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. O presidente não teria gostado da falta de menção à sua política econômica.
A Folha informa que, segundo um membro da cúpula partidária, "ficou faltando essa parte", que não tem sentido ficar de fora principalmente depois que o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o candidato tucano José Serra, se ganhar, mudará a atual política econômica.
O texto sofrerá ajustes, deixando claro que um futuro governo Dilma será uma continuidade do atual, com aprofundamento das medidas adotadas no segundo mandato --fortalecimento de bancos públicos e estatais como indutores do crescimento econômico. A nova versão também deve conter mais acenos à iniciativa privada, reforçando que, sem os empresários, o papel do Estado como indutor não se sustenta. Fonte: UOL
OPINIÃO DO BLOG - Para alguns historiadores, Dilma Rousseff só ganha de Serra se copiar o estilo de governar do atual presidente Luis Inácio Lula da Silva. Analistas políticos preferem pensar de um modo até diferente. Eles acreditam que o PT não pode levar à risca tudo aquilo realizado por Lula. Há algumas falhas pontuais no Governo e isso tem que ser descartado. Contudo, o PT sem Lula é apenas mais um partido. Com ele, é a legenda que elegeu o presidente da República.

Barbosa elogia poder de articulação de Maranhão e revela mágoas com oposição

ARTICULAÇÃO
João Pessoa (Fato a Fato) - Recém empossado deputado estadual na Assembléia Legislativa da Paraíba por articulação do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), o suplente Ricardo Barbosa (PSB) resolveu reconhecer o poder de articulação e persuasão do governador José Maranhão (PMDB) junto aos deputados da Casa e ainda surpreendeu revelando mágoas com a bancada de oposição do legislativo estadual.
“José Maranhão não tem uma maioria formal na Casa, no entanto notamos o esforço e o empenho maior do governo para alcançar o seu objetivo”, destacou.
Encabeçando o que já foi intitulado de “O Exército de Um Homem Só”, o suplente Ricardo Barbosa também admitiu mágoas com a bancada de oposição da Casa. Primeiro pela falta de empenho das lideranças em fazer uma oposição mais vigilante e segundo por não ter recebido a devida atenção nas duas vezes em que teve oportunidade de se pronunciar na tribuna.
Magoado, Ricardo chegou até mesmo a admitir que se sentia isolado, mas que tinha esperança de mudança no retorno dos trabalhos.
“Espero que essas situações não se repitam mais e de agora em diante possamos juntos, toda a oposição e eu consubstanciar uma oposição de vigilância, pois eu já estou cumprindo meu papel”, atestou. Fonte: pbagora
OPINIÃO DO BLOG - Realmente. Ricardo Barbosa está certo. O poder de articulação do atual governador José Maranhão tem feito a diferença, tanto na AL-PB quanto entre os prefeitos do interior da Paraíba. Na Assembléia Legislativa, é público e notório, que o Governo do Estado tem maioria. Já tinha sem os deputados ligados a Cícero Lucena, imagine agora. Isso tudo revela também o novo modo operacional de JM. Depois da refrega da eleição de 2006, o atual edil estadual está agindo dentro da lei, porém utilizando os espaços que tem direito. Se é no parlamento estadual ou no que refere-se as lideranças do interior, a meta é atrair o maior número de apoios que for possível. Portanto, a grita de RB não é à toa. Ele, que vive os bastidores da política, sabe a força que possui o Governo.

Coutinho é internado para retirar cisto da face em João Pessoa

CISTO NA FACE
João Pessoa (Fato a Fato) - O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um cisto na face, em decorrência de um dente infectado. O procedimento foi realizado na noite de quinta-feira (11), por volta das 9h30, e seu estado de saúde é considerado regular, segundo a assessoria de comunicação do Hospital Unimed, na capital.
A assessoria informou que Ricardo Coutinho está em uma suíte, não havendo previsão de alta. A cirurgia, considerada simples, foi realizada por uma equipe médica de João Pessoa.
O próprio Ricardo confirmou, via Twitter, que aproveitou as férias carnavalescas para realizar o procedimento cirúrgico e que por isso terá que passar por uma alimentação especial durante todo o carnaval e só poderá aproveitar os festejos momescos em 2011. Fonte: portalcorreio
OPINIÃO DO BLOG - Pelo menos no carnaval de 2010, os filiões não vão ver Ricardo Coutinho desfilar. Pena. Porque muitos eleitores de Coutinho queriam vê-lo frevar. Infelizmene um cisto na face o tirou da festa momesca desse ano. Agora é esperar para 2011. Será que RC participará do carnaval do próximo ano como governador ou um cidadão comum? Veremos.

Léa não disse se aderiu a Campanha Ficha Limpa

FICHA LIMPA
Guarabira (Fato a Fato) – A ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano (PSB), ainda não anunciou se já aderiu a Campanha Ficha Limpa, contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça.
O deputado estadual Zenóbio Toscano (ainda no PSDB), também não divulgou se já assinou adesão ao projeto, cujo teor não permite que políticos de vida pregressa se candidatem a cargos eletivos.
Paulino – Os adversários do Grupo Toscano, o deputado Raniery, a prefeita Fátima e o ex-governador Roberto Paulino, todos do PMDB, assinaram o Ficha Limpa e defendem que a classe política faça o mesmo.
OPINIÃO DO BLOGÉ estranho e até suspeito o comportamento de Zenóbio, Léa, entre outros membros de seu grupo político em Guarabira, de não terem ainda divulgado se assinaram o “Ficha Limpa”. Parece que devem algo à justiça. Se aderiram ao movimento, estão guardando tais adesões a sete chaves, talvez arrependidos por tudo aquilo que praticaram em termos administrativo e político de modo não muito convencional. Um assessor de Toscano confidenciou a outro amigo que ZT e LT têm verdadeira aversão ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Qual seria o motivo?

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Mandela ganha homenagem na África do Sul nos 20 anos de sua libertação

O CAVALEIRO DA LIBERDADE
África (Fato a Fato ) - A África do Sul celebrou nesta quinta-feira o 20º aniversário de libertação de seu herói da luta antiapartheid, Nelson Mandela, cuja saída da prisão, após 27 anos detido, foi o primeiro sinal concreto do agonizante regime de segregação racial.
Em uma de suas raras aparições públicas recentes, Mandela foi ao Parlamento na Cidade do Cabo para comemorar os 20 anos de sua libertação, e foi ovacionado ao entrar no plenário.
Aos 91 anos, Mandela chegou acompanhado por sua terceira esposa, Graça Machel. Ele entrou no Parlamento por uma porta lateral para evitar os jornalistas.
Libertado no dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela se transformou no primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, cargo no qual permaneceu até 1999.
"Muitas pessoas, no seu caso, buscavam vingança e (caíam) no racismo", comentou nesta quinta-feira em Genebra a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay. "Ao invés disso, (Mandela) escolheu a via do perdão e da democracia". Fonte: G1
OPINIÃO DO BLOG - Esse é o verdadeiro Cavaleiro da Liberdade. Sua prisão, cárcere que lhe tirou 20 anos do seio social, não transformou-se em ódio e rancor. Poderia ter seguido por esse caminho, mas preferiu as vias do perdão e da democracia, como diz a Comissária da ONU, Navi Pillay. Quem deu a vida contra o apartheid, merece todos os louros do mundo. Mandela é a paz ungida do branco do amor.

STJ decreta prisão de Arruda e assessores por tentativa de suborno

PRISÃO DE ARRUDA
Brasília (Fato a Fato) - Por 12 votos a 2, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decretou a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), e de mais cinco pessoas envolvidas na tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra, testemunha do esquema de corrupção que atinge o governo do Distrito Federal, empresários e deputados distritais. A decisão deve ser cumprida imediatamente pela Polícia Federal.
O pedido, feito pela Procuradoria-Geral da República, foi acolhido pelo ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito, e referendado pela Corte Especial do STJ, convocada em caráter extraordinário.
Além do governador Arruda, o STJ também decretou a prisão do ex-secretário de Comunicação do governo Wellington Moraes, do ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB), Haroaldo Brasil de Carvalho, do deputado distrital Geraldo Naves (DEM), do sobrinho e secretário particular do governador, Rodrigo Arantes, e do conselheiro fiscal do Metrô do DF, Antonio Bento, preso em flagrante pela PF após entregar R$ 200 mil ao jornalista Edson Sombra.
Arruda chega à sede da Polícia Federal - 17h44
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acaba de chegar à Superintência da Polícia Federal, em Brasília.
Minutos depois de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decretar sua prisão preventiva, o governador deixou a residência oficial de Águas Claras.
O comboio era composto por seis carros.
Mais cedo, a assessoria de imprensa de Arruda havia informado que ele cumpriria a determinação da Justiça e se entregaria à PF, caso fosse decretada a prisão.
Sobrinho de Arruda se entrega à Polícia Federal - 17h47
O sobrinho e secretário particular do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, Rodrigo Arantes, se entregou à Polícia Federal (PF) e está preso na superintendência da PF em Brasília.
O governador ainda aguarda decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, sobre um pedido de habeas corpus impetrado por sua defesa para que ele seja solto.
Advogado diz que prisão de Arruda é "abusiva, ilegal e desnecessária" - 19h39
O advogado Nélio Machado disse que não cogita a hipótese de seu cliente, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), passar a noite preso. No Supremo Tribunal Federal (STF), onde protocolou um pedido de habeas corpus, Machado afirmou que a prisão da Arruda, decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), é "equivocada".
"Prisão preventiva é uma medida excepcional de cabimento e hipótese raros, o que por si só evidencia que a prisão foi equivocada", disse Nélio Machado.
Ele reiterou que a prisão de Arruda é "abusiva, ilegal e desnecessária" e se disse surpreendido pela decisão do STJ. Fonte: agenciabrasil
OPINIÃO DO BLOG - Do ponto de vista institucional, José Roberto Arruda se caracteriza como o mais prejudicial dos agentes politicos da atualidade. Sua atitude, de comandar esquema que envolvia distribuição de propina dentro do Governo do Distrito Federal, envergonha e macula a adminsitração pública. Portanto, para a maioria dos juristas do País, sua prisão resume a permanente vigília da justiça em não deixar que o erário seja surrupiado, principalmente pela classe política que utiliza o poder para tais finalidades. No caso, ressalte-se a opinião da assessoria jurídica de Arruda. Do mesmo modo que a opinião pública torce por justiça, os advogados contratados pelo governador licenciado de Brasília, pode pensar e dizer o que quiser. A Constituição Federal ainda permite tal comportamento.

Zenóbio não apóia Desportiva Guarabira e usa enquete do Fato a Fato como desculpa

AVERSÃO AO ESPORTE
Guarabira (Fato a Fato) – Pelo menos na disputa do certame paraibano de 2010, o time da Desportiva Guarabira não terá o apoio financeiro do deputado estadual Zenóbio Toscano de Oliveira (ainda no PSDB).
Ele disse a Domingos Sávio, presidente da A.D.G, que uma pesquisa realizada no Fato a Fato, onde a população opinava sobre seu apoio ao clube guarabirense, dificultou a ajuda que pretendia dá ao Alviazulino Brejeiro.
Na enquete, o blog perguntava se a população acreditava no apoio do deputado Zenóbio Toscano à Desportiva Guarabira. A maioria dos acessos disse que não.
Domingos disse que procurou o parlamentar, quando ele saia do Fórum Municipal de Guarabira. Ao indagá-lo, mais uma vez, se o mesmo já havia decidido pela ajuda à Desportiva Guarabira, esse dissera que não por conta de uma enquete que havia no Fato a Fato.
OPINIÃO DO BLOG É a chamada desculpa esfarrapada, como diria o nosso Mestre Bedelho. ZT, já se vendo em final de carreira por seu alto índice de rejeição ante a população guarabirense e em especial junto ao torcedor da Desportiva Guarabira, não iria, de modo algum, apoiar o clube, por várias razões. Vejamos quais. Primeiro, porque possui verdadeira ojeriza ao time (disse ao jornalista José Galdino que o antigo Guarabira Esporte Clube “era um saco sem fundos”). Segundo, a família Paulino é o principal investidor da equipe. Em terceiro lugar, Toscano não gosta nem pratica esporte (muito menos futebol), daí não está nem ligando para o sucesso da A.D.G. E finalmente, se manda seu grupo político torcer contra a Desportiva Guarabira, por que iria investir dinheiro do próprio bolso? Isso posto, mostra que Zenóbio não pode usar a enquete do blog como dificuldade para ajudar o clube guarabirense. O povo foi quem votou e disse não acreditar na sua ajuda. Se não dá um só sequer centavo ao clube é por pura maldade, perseguição contra o torcedor do Alviazulino Brejeiro e inveja dos colaboradores, inclusive a família Paulino. Mas, qualquer um que estivesse na situação de penúria política de Zenóbio, faria o mesmo. Começaria, como tal está fazendo, a procurar o ostracismo. Esse sim é o habitat natural daqueles que usam a política como instrumento de perseguição e vingança. Pois bem, para que a utilize como desculpa de qualquer outro tema, vem aí outra pesquisa com a marca ZT. Aguardem.

Serra vai ao Gala da Madrugada em Recife, Salvador e tem encontro com Aécio Neves

AGENDA DE SERRA
São Paulo (Fato a Fato) - Para se contrapor à agenda carnavalesca com conteúdo eleitoral da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que se recusa a assumir publicamente a candidatura presidencial, fará um gesto para não deixar dúvidas de que está na disputa contra o PT. Assim como a pré-candidata petista à Presidência, Serra também quer prestigiar o desfile do Galo da Madrugada, que sai todo sábado de carnaval no Recife.
Depois de passar pelo maior bloco carnavalesco do mundo, em companhia do presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), Serra dever seguir para Salvador. Para evitar imprevistos do mau tempo, a ideia é acelerar a programação. Como o Galo desfila durante o dia, a noite do sábado ficará liberada para o carnaval de rua de Salvador.
BURBURINHO
Aliados de Serra acreditam que essa programação no período de carnaval será suficiente para calar o burburinho nos bastidores do partido, em torno da eventual desistência na corrida sucessória. Serra fará ainda uma visita ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Os dois já conversaram sobre esse encontro, mas a data ainda não está agendada.
SILÊNCIO
O tucanato está preocupado com o ambiente de boataria crescente, em que simpatizantes da candidatura Aécio aproveitam para recolocar o nome do governador mineiro na disputa. Serra já proibiu auxiliares e interlocutores mais próximos de tocar no assunto Vice-Presidência, para não melindrar o colega mineiro. A ordem é não fazer nenhum tipo de pressão pela chapa puro-sangue, porque é de conhecimento geral que esse assunto irrita o governador de Minas. Fonte: 24horaspb
OPINIÃO DO BLOG - A estratégia da Assessoria Jurídica de Serra e inteligente e precavida. A do PT é mais ousada. Contudo, tanto Dilma quanto o governador de São Paulo, mesmo que se esforçem em demonstrar não estarem em campanha, as ações de ambos mostram o contrário. Isso também não é só privilégio dos pré-candidatos do PSDB e do PT. Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) vez e quando são pegos em romarias políticas. Portanto, pelo menos agora, é tempo de negar candidatura. Esperamos que na data estipulada pela Lei Eleitoral, neguinho não esteja arrependido de ter "colocado o bloco" em tempo errado.

JP rejeita aliança DEM-PSB-PSDB, RC perde em Campina e Cássio ficará com Cícero, diz Dércio

CÍCERO TERÁ APOIO DE CÁSSIO
João Pessoa (Fato a Fato) – O novo blogueiro do site Paraiba1 (www.paraiba1.com.br), jornalista Dércio Alcântara, comenta em seu blog que a população de João Pessoa repudiou a aliança entre o prefeito Ricardo Coutinho e o senador Efraim Morais.
O jornalista e publicitário editou em sua última coluna que Ricardo Coutinho já perde em Campina Grande, conforme os números de uma aferição popular realizada entre os dias 30 de janeiro a 05 de fevereiro desse ano.
Ela diz que Coutinho despencou nas pesquisas em João Pessoa e já empata tecnicamente com a união entre Maranhão e Cícero Lucena.
Uma outra novidade revelada por Dércio diz respeito a crise no PSDB. Ele assegura que Cássio Cunha Lima, ao retornar dos Estados Unidos, vai anunciar apoio ao senador Cícero Lucena, pré-candidato ao Governo do Estado em 2010.
De maneira satirizada, Alcântara também refere à junção de Cássio com Ricardo da seguinte forma: “vocês sabem o que é bigorna? A aproximação de Cássio e Efraim com Ricardo funcionou como uma bigorna de ferro fundido amarrada no pé do prefeito para ele afundar na Lagoa”.
OPINIÃO DO BLOGCássio Cunha Lima, por seu próprio currículo, certamente não “iria e nem vai dá carne a gato”. Essa história de apoio ao prefeito Ricardo Coutinho, tem alguns pontos desconfiáveis. Observem que o jornalista Dércio Alcântara informara que Cunha Lima vai decidir em favor de Cícero Lucena. Com tal informação, presume-se que o ex-governador já sabe da decisão do governador José Serra sobre a crise que assola o PSDB da Paraíba. Fato a Fato disse que “RC deu um tiro no próprio pé”. Veremos se o adágio popular se confirma. Veremos.

Sapé faz parcerias com o Estado e prefeito pode apoiar Maranhão, diz Luis Torres

OUTRA ADESÃO
João Pessoa (Fato a Fato) – O blog do jornalista Luis Torres (Paraiba1) trás a informação de que o prefeito de Sapé, João da Utilar (foto), saiu de audiência com José Maranhão com obras de asfaltamento garantidas e um forte desejo de apoiar o atual governador no pleito desse ano.
Os comentários de Torres mostram que o prefeito sapeense procurou muitas vezes o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Efraim Moais (DEM) para conversar, porém não teve sucesso em suas investidas.
João da Utilar é ligado ao senador Cícero Lucena. Depois da audiência com Maranhão, o prefeito de Sapé disse a seguinte frase: “agora vão ver quem trouxe obras para o nosso município”.
OPINIÃO DO BLOGA informação mais precisa é que João da Utilar já resolveu votar no atual governador José Maranhão, só não fez o anúncio oficial por razões inerentes a seu grupo político na cidade de Sapé. Precisa chamar mais gente para a festa de adesão. Mas falta pouco para a decisão final. Pelo que parece, João da Utilar cansou de “mendigar” entendimentos com RC, CCL e EM.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Morreu Orlando Peçanha, titular da seleção campeã mundial em 58

ADEUS A UM CRAQUE
Rio (Fato a Fato) - Titular da seleção brasileira campeã mundial em 58, o ex-jogador Orlando Peçanha faleceu nesta quarta-feira, aos 74 anos, vítima de parada cardíaca em um hospital em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
- Estamos em estado de choque. Foi muito repentino. Ele teve uma pneumonia há pouco tempo, mas melhorou e estava em casa quando passou mal ontem (terça-feira). Ele foi levado para o hospital por um médico amigo da família, mas acabou tendo uma parada cardíaca esta manhã - contou, emocionada, Susy Peçanha, uma das três filhas do ex-jogador, que era casado há 51 anos com Marlene Dias Peçanha.
O corpo de Orlando Peçanha será velado nesta quinta-feira a partir das 10h (de Brasília) no cemitério São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul do Rio. O enterro ocorrerá às 10h de sexta-feira, a tempo das chegadas ao Brasil das filhas Soraia e Sandra, que moram na França e Kuwait, respectivamente. Fonte: globoesporte
OPINIÃO DO BLOG - Como dizia Nelson Rodrigues, em suas crônicas inesquecíveis, "quando morre um craque vai somar ao time de Deus lá no Céu. Deverá acontecer o mesmo com Orlando Peçanha. Uma das maiores personalidades do futebol brasileiro e mundial. Para todos era um homem de bom coração. Por isso vai deixar saudades.

Crise faz classe média encolher em 2009 pela 1ª vez em seis anos

CLASSE MÉDIA EM BAIXA
São Paulo (Fato a Fato) - A crise econômica brecou o avanço contínuo que a classe media vinha registrando desde 2004, revela estudo divulgado nesta quarta-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) baseado na Pesquisa Mensal de Emprego, que avalia dados das seis principais regiões metropolitanas do país --São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre.
Em dezembro do ano passado, a chamada classe C --famílias com renda de R$ 1.115 a R$ 4.807-- significava 53,58% do total, ante proporção de 53,81% em igual mês em 2008, nível recorde verificado até hoje.
O coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Neri, ressaltou que, apesar da pequena redução da classe média, o dado positivo é que a mesma já voltou a crescer.
Em dezembro de 2003, a classe C representava 42,99% do total da população, e desde então, o crescimento era contínuo. Em 2009, no entanto, apresentou retração de 0,4%. "A crise impediu que a classe média crescesse mais. 2009 não foi o ano da classe C. Ela se estabilizou, mas está voltando a crescer", afirmou Neri.
Em março de 2009, a classe C chegou a representar 52,52% do total, menor nível durante a crise.
Ele observou que a classe AB --renda familiar acima de R$ 4.808-- foi o destaque em meio à crise, com crescimento de 2% em relação a dezembro de 2008. Naquele ano ela representava 15,33% da população e, no final de 2009, já significava 15,63% do total.
A classe D --famílias com renda de R$ 805 a R$ 1.114-- representam 13,37% da população. Na comparação com igual mês em 2008, houve avanço de 1,4%. Já a classe E --renda familiar de até R$ 804-- encolheu 1,5% frente a dezembro de 2008. A classe de renda mais baixa significa 17,42% da população. Fonte: UOL
OPINIÃO DO BLOG - Os dados mostram também que, mesmo com a queda, a classe média começa a dar proporções de crescimento. Ou seja, retomar o seu lugar. Essa escala para baixo, conforme assegura os estudos, foi em decorrência da crise, porém quando a classe C recupera os ganhos salariais, sua tendência e voltar ao que era. Até os setores A e B sofreram certo desgaste. Mas nada que preocupe.

Zenóbio será expulso ou afastado do PSDB de Guarabira

A SINA DOS INFIÉIS
João Pessoa (Fato a Fato) – O deputado estadual Zenóbio Toscano deverá ser expulso ou afastado da presidência do PSDB de Guarabira dentro de um ou dois meses, informou confiável fonte da cúpula tucana do Estado da Paraíba.
Toscano é considerado o principal articulador pela tentativa de derrubada da pré-candidatura do senador Cícero Lucena (atual presidente estadual do PSDB) ao Governo do Estado.
A fonte, que mais uma vez deu exclusividade ao Fato a Fato, trata-se de uma mulher. Ela disse que Zenóbio Toscano será aconselhado a deixar o partido e entregá-lo ao empresário João Rafael de Aguiar.
Caso não seja possível seu afastamento, haverá de se abrir processo de expulsão, baseado no estatuto do PSDB, mostrando inclusive todos os atos de infidelidade e deslealdade do deputado de Guarabira.
OPINIÃO DO BLOGÉ triste, mas trata-se da realidade. Já estava demorando. Não haveria outro caminho para o deputado Zenóbio Toscano dentro do PSDB, senão seu afastamento ou expulsão. Sua atitude de extrema falta de companheirismo, amizade e fidelidade para com a legenda que escolheu como sigla partidária, reflete e mostra qual o verdadeiro significado da covardia. Não tanto em função do PSDB, pois é uma entidade jurídica, mas com o senador Cícero Lucena Filho, que acolheu Toscano no seio do partido como um pai, que viu o filho desagasalhado e com frio, mas o pôs próximo ao peito, dando-lhe guarida, calor e afago. Todavia em troca, Lucena recebera a traição. Sendo assim, eis que nesse processo, mesmo o próprio Cícero não defendendo as vias da expulsão, lideranças do partido as quais não aceitam a covardia como instrumentos de poder, preferem que o estatuto do PSDB seja cumprido e os infiéis afastados ou retirados do convívio da social democracia tucana no Estado da Paraíba. Esse tem sido o preço de quem, no apagar das luzes da vida política, vive a oferecer-se a qualquer um na tentativa de sobreviver, mesmo que seja a covardias e traições contra amigos.

Sindicato de Araçagi é filiado a entidades em nível nacional

PARCERIAS
Araçagi (Fato a Fato) – O Sindicato dos Trabalhadores e Aposentados Rurais de Araçagi é filiado a Cut, Fetag e Contag, conforme informou o presidente da entidade, Josué Benício.
A ligação com entidade da importância da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) e a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), tem por objetivo dar mais legitimidade ao trabalho sindical desenvolvido em nível municipal.
- Quando uma entidade sindical, a exemplo do Sindicato de Araçagi, é filiada a órgãos como a Fetag, Cut e Contag, aumenta a representatividade da luta em favor do homem do campo - diz Benício.
Ele afirma que as três entidades ajudam muito quando o assunto é a luta pela terra para quem nela quer produzir. Segundo Josué, o Sindicato de Araçagi tem tido tais parcerias.
OPINIÃO DO BLOGManter uma estrutura capaz de ser considerado um dos mais organizados sindicatos de trabalhadores rurais da Paraíba, haveria de ter a seu lado órgãos como a Cut, a Fetag e a Contag. O próprio Sindicato de Araçagi é capaz de manter o trabalho administrativo e sindical, porém ser parceiro dessas entidades aumenta a capacidade de aglutinação. É a chamada “mão amiga” que produz e auxilia, sobretudo nos momentos de turbulências.

Serra aumenta o Mínimo de São Paulo para R$ 580, diz blog do Josias

AUMENTO "MAIOR"
São Paulo (Fato a Fato) - A 51 dias de trocar a cadeira de governador pelo palanque, José Serra reajustou o salário mínimo regional pago aos trabalhadores de São Paulo.
O reajuste foi de 10,89%, maior do que o aumento de 9,68% que Lula concedera ao salário mínimo nacional.
No resto do Brasil, o mínimo passou de R$ 465 para 510. Em São Paulo, onde há três faixas salariais, a coisa ficou assim depois do aumento:
A faixa mais baixa passou de R$ 505 para R$ 560. A intermediária, de R$ 530 para R$ 570. E a mais foi de R$ 545 a R$ 580.
Pelas contas de Serra, o reajuste vai beneficiar algo como 1 milhão de trabalhadores. “É uma medida que tem um alcance social muito importante", jactou-se.
Comparou-se a Lula: "Com relação ao mínimo nacional, o piso do Estado, que é o salário mínimo estadual, está R$ 50 acima com relação ao novo salário mínimo”.
Os repórteres fizeram a Serra a pergunta óbvia: O reajuste teve inspiração eleitoral?
E o presidenciável tucano: "Nada a ver, não estamos em uma gincana. Estamos governando". Fonte: Blog do Josias de Souza
OPINIÃO DO BLOG - É tão nobre a atitude de José Serra quanto a de Luis Inácio em reajustar o salário do trabalhador brasileiro e paulista. O governador de São Paulo diz não ser uma gincana. Mas in(felizmente) é. Lula passou o Mínimo de R$ 465 para R$ 510. Já Serra atingiu o patamar de R$ 580 (Quinhentos e Oitenta Reais). Isso é bom? Claro que sim! No entanto, nessa gincana política para ver quem chega primeiro à Presidência da República, quem está ganhando até agora é o trabalhador. Pouco, mas está. Como diz Josias de Souza: "tomara que exista eleição todos os anos".

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Temer aposta em projeto popular para ampliar visibilidade; Ficha Limpa tem prioridade

FICHA LIMPA
Brasília (Fato a Fato) - Cotado para ser vice na possível chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), trabalha para conseguir, ainda no primeiro semestre, uma agenda de votações de apelo popular. A intenção do congressista é ganhar apoio da sociedade e conseguir um PT mais unido em torno de seu nome.
O primeiro projeto que pode entrar na pauta é o que exige "ficha limpa" para os candidatos. Apresentado em setembro do ano passado com 1,3 milhão de assinaturas, o texto prevê que condenados em primeira ou única instância por crimes graves não possam disputar eleições.
Temer também trabalha para ser o fiador de um acordo entre patrões e empregados em torno da emenda constitucional das 40 horas semanais da jornada de trabalho. Nessa terça-feira, ele deverá encontrar representantes das centrais sindicais e de empresários para tratar do assunto. Fonte: mcce
OPINIÃO DO BLOG - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que resulta na campanha Ficha Limpa, é fado de dois acordes. Uns preferem cantá-lo de maneira contrária. Outros são à favor e vão defender sua melodia para observar se no Brasil tudo vira samba mesmo, como diz o adágio popular. O presidente da Câmara dos Deputados e do PMDB, experto como é, vai entoando a cantiga como o povo quer. Isso é prova de que a sua campanha para se tornar o vice de Dilma Rousseff, está cada dia mais afinada.

Paulino repudia Ricardo e Zenóbio e diz que o povo de Guarabira não é ladrão

GUARABIRA É HONESTA
Guarabira (Fato a Fato) – O ex-governador Roberto Paulino (PMDB) disse não aceitar, por hipótese alguma, as declarações do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e do deputado Zenóbio Toscano (ainda no PSDB) colocando o povo de Guarabira sob suspeição pelo desaparecimento de alguns celulares na visita que o edil pessoense fizera na Festa da Luz 2010.
De volta de Brasília, onde votou pela recondução de Michel Temer na Presidência Nacional do PMDB, Paulino afirmou que o povo de Guarabira não é ladrão. As declarações do ex-governador foram dadas ao programa Linha Aberta (Guarabira FM) desta segunda-feira (08).
“A população de Guarabira é humilde, mas um povo honesto Eraldo”, disse Roberto Paulino em tom de indignação, principalmente com a matéria publicada no blog do jornalista Hermes de Luna (02 de fevereiro de 2010), quando o prefeito de João Pessoa e o deputado Zenóbio Toscano afirmam que roubaram seus celulares na Festa da Luz.
“É esse tipo de gente que o deputado do PSDB trás para a nossa cidade. Vem para a festa, aqui diz uma coisa e lá em João Pessoa começa a falar mal do povo de Guarabira”, criticou Paulino.
O ex-governador disse ter ouvido uma entrevista do comandante do IV BPM, Coronel Robson Alencar, onde esse dizia que cuidou ele mesmo da recepção à comitiva do prefeito Ricardo Coutinho. “Não houve nada disso, o nosso povo é honesto, não é ladrão”, declarou Roberto Paulino.
OPINIÃO DO BLOGNão ficou bem na fita o prefeito Ricardo Coutinho, muito menos o deputado Zenóbio Toscano, quando suspeitaram do povo de Guarabira pelo roubo de seus celulares na Festa da Luz desse ano. Se RC e ZT ainda pensam em ter o voto dessa gente, vai encontrar certa dificuldade ao pedí-lo, sobretudo pela suspeição contra uma população trabalhadora e honesta. Como é nascido e criado em Guarabira, Roberto Paulino não aceitou a suspeição contra seu povo. Indignado, Paulino repudia as atitudes de Zenóbio e Ricardo Coutinho, que nas emissoras de rádios local, rasgaram elogios à festa e em João Pessoa, andaram denegrindo a boa imagem de um povo sábio, independente e honesto. Na opinião de Mestre Bedelho, tanto ZT quanto RC têm razão de falar mal do povo de Guarabira. Um é de Ingá e o outro de João Pessoa.

Pastor quer audiência com Maranhão para construir Memorial da Bíblia em Guarabira

MEMORIAL DA BÍBLIA
Guarabira (Fato a Fato) – O pastor Alexandre Rodrigues (Sara Nossa Terra), presidente do Conselho Regional de Pastores disse, com exclusividade para o Fato a Fato, ter pedido ao ex-governador Roberto Paulino que intermediasse encontro com o governador José Maranhão no sentido de solicitar do Governo do Estado recursos para a construção de um monumento em homenagem à Bíblia na cidade de Guarabira.
Ele disse que o governador José Maranhão anunciou recursos para a restauração de prédios, memoriais e santuários da Igreja Católica no brejo e acha isso importante para o turismo religioso.
Pr. Alexandre, desde que chegou a Guarabira persegue a idéia de construir um memorial em homenagem a Bíblia, porém, mesmo com a fundação do Conselho de Pastores, não há recursos para tal empreendimento.
“Só com a ajuda dos poderes públicos nós haveremos de realizar o nosso sonho e edificar uma praça, com uma grande Bíblia no meio e assim levantarmos esse memorial ao livro de todos os livros”, disse Pr. Alexandre Rodrigues.
Ele confirmou que o ex-governador Roberto Paulino está imbuído dessa causa, principalmente quanto a audiência com o governador José Maranhão.
OPINIÃO DO BLOGÉ verdade. Só se vê os poderes públicos ajudando a Igreja Católica. Parece-nos que ela tem um modo todo especial de pedir. A exceção da regra tem partido da Prefeitura de Guarabira. Na atual administração da prefeita Fátima Paulino, já observamos pleitos dos evangélicos local sendo atendidos. Eis que recentemente o Governo Municipal custeou show com André Valadão em praça pública e de graça para a comunidade evangélica. Portanto, o Conselho de Pastores do Brejo não pode arrefecer os ânimos e lutar pelo Memorial da Bíblia em Guarabira. Os “crentes” tenham certeza que, aquilo dentro do possível, será feito pelo ex-governador Roberto Paulino. No mais, Deus proverá.

Times considerados “grandes” no Carioca vão decidir certame; “pequenos” ficam de fora

"GRANDES" NA FRENTE
Rio (Fato a Fato) – Os times considerados “grandes” do Rio de Janeiro estão na disputa na final da Taça Guanabara. As equipes “pequenas” bem que tentaram, mas ficaram de fora do certame.
Na chave A, Flamengo em primeiro e Fluminense em segundo lugar assumiram a ponta na tabela de classificação. Na chave B, Vasco e Botafogo também estão classificados.
A semifinal da Taça Guanabara será decida com Vasco da Gama jogando contra o Fluminense no próximo sábado, 13 de fevereiro. O Flamengo enfrenta o Botafogo na quarta-feira (17) de cinzas.
Artilheiro – O artilheiro da competição é o atacante Dodô do Vasco com 7 gols. Marcelo Ramos (Madureira) e Vagner Love (Fla) vêem em segundo lugar com seis tentos assinalados. Adriano do Flamengo e Loco Abreu do Botafogo possuem cinco gols.
OPINIÃO DO BLOG - Já diz o adágio popular: "time grande é time grande, time pequeno é time pequeno". De vez em quando dá um "biro-biro", mas isso e muito difícil. E ao acontecer, chega na final e "deixa a peteca cair". Portanto, no Campeonato Carioca não é diferente. Os "grandes" superam os considerados "pequenos".

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Lula envia ao Congresso projeto para punir empresa envolvida com corrupção

PARA A EMPRESA CORRUPTA
Brasília (Fato a Fato) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira (8) ao Congresso Nacional projeto de lei que prevê punições financeiras e cíveis a empresas envolvidas em corrupção. Segundo o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, atualmente o país dispõe de poucos mecanismos para coibir os corruptores e os dispositivos legais não atingem o caixa de empresas inidôneas.
“O projeto vai permitir que se alcance o patrimônio dessas empresas para punir o corruptor. Hoje não temos mecanismos para isso. A punição fica restrita a incluir a empresa no cadastro de idoneidade. Outro caminho é pela lei da improbidade administrativa, mas esse caminho é longo e penoso. Fora isso, temos a punição do código penal que serve para as pessoas físicas. Não dá para colocar na cadeia as pessoas jurídicas”, disse Hage. Fonte: G1
OPINIÃO DO BLOG - Essa parece que saiu do fundo do baú. Com o envio do projeto para punir as empresas envolvidas em currupção, o presidente Lula marca mais um tento importante na luta contra essa praga que assola o País desde o tempo do império. Por isso o PT diz que o atual governo, de Luis Inácio, é o mais combativo em termos de falcatruas na esfera pública. Tem razão o Partido dos Trabalhadores. Quando Luiz Inácio Lula da Silva "cortou na própria carne" já avisara aos larápios o sentido correto de governar para o povo, zelando inclusive por seu dinheiro. Merece aplausos mais essa medida do Governo Federal. Auguramos que haja tempo para o Congresso Nacional votá-la e aprová-la em tempo hábil esse ano.

TRE absolve prefeito de Amparo em processo de cassação do mandato

ABSOLVIÇÃO DE PREFEITO
João Pessoa (Fato a Fato) - O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) absolveu na sessão plenária desta segunda-feira 08 o prefeito do município de Amparo, João Luis (PDT), de uma Ação de Investigação Eleitoral (AIJE), movida pelo segundo colocado, José Arnaldo (PPS), nas eleições municipais de 2006, pedindo a cassação do seu mandato.
Mesmo já tendo sido cassado pela juíza Alessandra Varandas, da 43ª Zona Eleitoral do município de Sumé, em março de 2009, por abuso de poder econômico, os membros do TRE entenderam que não havia provas suficientes para confirmar a cassação do prefeito.
Votaram favorável ao recurso de João Luis pedindo a suspensão de sua cassação, os Juízes João Ricardo Coelho (relator do processo), Newton Vita, Carlos Neves, Lyra Benjamin de Torres, Niliema Meira Lima e o Desembargador Genésio Gomes Pereira, vice-presidente da corte.
A surpresa da sessão realizada na tarde desta segunda-feira (8) foi a decisão da Juíza Neliane Meira, que havia votado na sessão anterior pela cassação do prefeito e após o voto do juiz Newton Vita decidiu rever sua decisão, votando favorável ao recurso. O Desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira, presidente do TRE, ficou desobrigado de votar. Fonte: wscom
OPINIÃO DO BLOG - O TRE-PB, na condição de tribunal probo, tem noção dos casos que àquela corte chegam para merecer a análise e o julgamento dos desembargadores. É inutil correlacionar um fato a outro. Quem assim procede, vive o desespero angustiado pela derrota. Observe que a corte eleitoral da Paraíba, mesmo com o punhado de provas apresentado contra o prefeito de Sumé, seus membros reagiram, julgando-as improcedentes e sem efeito, haja vista a falta de autenticidade. O TRE-PB não julga as ações olhando pela retina de cabos eleitorais apaixonados, mas sim para a vereacidade processual dos fatos. Quem procura o contrário, não entende do Direito e pouco menos da correção de juizes, a exemplo dos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Quem torce para o TRE-PB condenar, sem a luz da verdade, duvida da honestidade de seus membros.

Benjamin : Berzoini demonstra conhecer realidade de nossa política

PT E PMDB
Araçagi (Fato a Fato) - O presidente do PMDB de João Pessoa, ex-deputado federal Benjamin Maranhão, afirmou que o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, demonstra estar ciente da conjuntura atual da política paraibana, ao declarar que o melhor caminho para os petistas é continuar ao lado do governador José Maranhão (PMDB).
“O outro pré-candidato a governador (Ricardo Coutinho) fez uma aliança com o Democratas e com parte do PSDB. Então, o presidente Berzoini não está vendo outro caminho, que não seja o PT se manter firme com quem sempre votou no presidente Lula”, analisou Benjamin, que acompanhou o governador a uma visita aos municípios de Alagoa Grande e Araçagi, neste domingo (07).
Ele lembrou que o PMDB se mantém aliado do presidente Lula desde 2002. “Mesmo quando a ministra Dilma Rousseff (pré-candidata do PT) não tinha índices animadores de pesquisa, nós pregávamos a necessidade dessa aliança e defendendo o nome da ministra. Não é agora que a ministra está despontando nas pesquisas que nós iríamos abandonar essa tese”.
Temer vice - Disse que o PMDB da Paraíba defende o nome de Michel Temer para compor a chapa do PT, na condição de vice-governador. “Ele tem uma vida voltada à consolidação do partido e nós entendemos que é o melhor nome neste momento”. Em relação à Paraíba, declarou que o PMDB trabalha para manter a aliança com o PT. Fonte: 24horaspb
OPINIÃO DO BLOG - Comentários ainda hoje no Fato a Fato. Aguarde.

Guarabira teve quatro votos na convenção do PMDB; Paulino torce por Temer como vice de Dilma

PROJETANDO GUARABIRA
Guarabira (Fato a Fato) – O município de Guarabira teve direito a quatro votos na convenção nacional do PMDB em Brasília. O ex-governador Roberto Paulino votou duas vezes, além da prefeita Fátima e o deputado Raniery Paulino, que votaram uma vez cada um.
Os votos foram dados ao candidato único, Michel Temer, presidente reeleito do PMDB. Paulino, a esposa e o filho são delegados à convenção nacional.
O ex-governador Roberto Paulino disse que torce pelo nome do deputado federal Michel Temer ser o escolhido como companheiro de chapa da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.
Fátima, Raniery e Roberto Paulino já retornaram de Brasília. Eles disseram que defendem também a manutenção do entendimento entre o PMDB e o PT, tanto em nível nacional quanto estadual (Paraíba).
As passagens áreas para Brasília foram custeadas pelo PMDB nacional.
OPINIÃO DO BLOGPaulino foi deputado federal ao lado de Michel Temer em Brasília. Existe aí um laço de amizade construído há anos. O ex-governador da Paraíba nunca escondeu sua preferência por Temer. Agora foi a oportunidade de consolidá-la. Além de seus dois votos, RP levou os de Fátima e Raniery Paulino. Isso é prova de fidelidade. Outro ponto de relevância na Convenção Nacional do PMDB é que Guarabira lá esteve presente. Foram quatro votos e uma forte torcida para o presidente reeleito compor a chapa com Dilma para a Presidência da República. A família Paulino projeta Guarabira em nível nacional dessa forma. A cidade teve quatro votos na Convenção Nacional do PMDB. Já seus adversários, mostrando desgraça e envergonhado o povo guarabirense. Eis a diferença.

Léa e Zenóbio não votam nos pré-candidatos de seu grupo; ambos preferem Rômulo ou Armando Abílio


SUBMISSÃO POLÍTICA
Guarabira (Fato a Fato) – Os pré-candidatos a deputado federal lançados por Zenóbio Toscano (ainda no PSDB) não terão o seu apoio nem da ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano (PSB).
Nomes como Jáder Pimentel (PSB), Lucas Porpino Neto (DEM) e Gilson Cândido (PTB) estão sendo lançados no esquema de “como Deus criou batata”.
Apesar de serem fiéis e ainda estarem no grupo de Léa e Zenóbio, os nomes citados no parágrafo acima não serão votados pelo casal. LT e ZT vão votar em Armando Abílio ou Rômulo Gouveia, pelo menos na cidade de Guarabira.
O sistema de Toscano é votar em candidatos a deputado federal fora de Guarabira, mas exige que os postulantes ao mesmo cargo lhes dêem apoio ou vote na sua esposa, caso ela se candidate à deputada estadual nas próximas eleições.
OPINIÃO DO BLOGZT continua o mesmo. Maldoso, perseguidor e manipulando seres humanos como eles fossem máquinas insensíveis e sem sentimentos. São os casos específicos de Lucas Porpino e Jáder Pimentel. A subserviência de ambos é tão patente e humilhante que até causa dó e pena. Jáder e Lucas são lançados por Zenóbio a deputado federal, porém não terão o apoio de ZT, nem de sua esposa, caso ela vá se candidatar à deputada estadual nas eleições desse ano. No entanto, tanto Pimentel quanto Porpino, caso registrem suas candidaturas, terão que votar em Zenóbio ou em Léa Toscano. Remontando o tempo da escravatura, vemos os escravos na senzala, sendo chicoteados pelo Senhor de Engenho, sem dizer nada ou reclamar, só por que recebem migalhas para comer. No caso da submissão de Guarabira, os chicotes lhes doem, a mutilação rasga-lhe as almas e os corpos, mas são aceitáveis em função do medo do Senhor de Engenho. Um pretende até se libertar. Outro prefere viver sob as ordens de seu carrasco. E assim caminha a humanidade.

domingo, fevereiro 07, 2010

ROBINHO E NEYMAR HUMILHARAM O SÃO PAULO, ESCREVE MILTON NEVES

Tricolor: antes de você me xingar por causa do título do post, sei que o jogo foi “só” 2 a 1 para o Santástico dos Meninos da Vila 2, “A Missão”.
Sei também, que depois do gol de empate, feito por Róger (tão perseguido pelo repórter gremista Alexandre Praetzel), o São Paulo poderia ter virado o placar.
Mas os dois gols do Santos foram humilhantes para o São Paulo e, mais ainda para o Goleiro-Presidente Rogério Ceni.
No primeiro gol, após pênalti infantil de Miranda sobre Arouca (que não jogou no São Paulo, metade do que está jogando no Santos), Neymar, com seus 18 aninhos deu um nó em Ceni.
Foi uma paradinha, ou melhor, “paradona”, que fez o ídolo são-paulino cair “estatelado” no chão.
Esse pênati foi uma espécie de “rito de passagem” ou “batismo de fogo” para o menininho.
Deparou-se com o gigante Ceni, mas com uma frieza digna de um veterano, quebrou a espinha do arqueiro, que, aliás, deu mais uma “Ceniada”, ou seja, se adiantou muuuuuuuito (mas não “adiantou”, com o perdão do trocadilho).
O São Paulo esteve melhor em alguns momentos da segunda etapa. Aos 10 minutos, Dorival Jr. acabou com a frescura e pôs Robinho Arantes do Nascimento em campo.
Porque não colocar o cara desde o início, Dorival? Ele era a atração do clássico. Pena, inclusive, que o São Paulo não deu uma cota maior de ingressos para a torcida do Santos.
A presença da torcida do São Paulo foi pífia e esse jogo merecia um grande público.
Ricardo Gomes, quando viu a entrada de Robinho, fez uma estranha alteração: colocou Cléber Santana no lugar de Washington! (o coração valente saiu espumando de raiva!).
Dagoberto se machucou e, por incrível que pareça, o São Paulo melhorou.
Só que a dupla, que tem tudo para fazer históriana Vila, estava em campo.
Logo de cara, Neymar e Robinho tabelaram e Rogério Ceni, recuperado do deslocamento de espinha do pênalti, fez uma defesaça!
Mas, cá entre nós: como está fácil entrar nessa defesa do São Paulo, não?
Miranda vem jogando com o nome faz tempo; Xandão está meio deslumbrado e Renato Silva mantém a regularidade: joga sempre mal…
E então veio a segunda humilhação: Robinho desempatou DE LETRA, repito: DE LETRA!
Que delíiiiiiiicia ver o Santos jogar o futebol moleque. Ao final do jogo, todo mundo veio abraçar Robinho, avisando aos secadores de plantão que ele é, sim, querido pelo grupo.
Se o Paulistão fosse por pontos corridos, o Santos ganharia o caneco com umas cinco rodadas de antecedência.
Em tempo: a arbitragem é sempre criticada, mas quero dar os parabéns ao árbitro Marcelo Rogério pela atuação.
Amigos Santistas: você acha que com a dupla Neymar e Robinho, que pareciam ter jogado juntos durante anos, pelo entrosamento, o Peixe é o favorito para o Paulistão e a Copa do Brasil:
Tricolores: Acendeu a luz amarela para a Libertadores? Com esse time dá para buscar o tetra?
Milton Neves - Jornalista Esportivo.

Beyoncé encerra show de duas horas no Rio com a balada 'Halo'


A DIVA NO BRASIL
Rio (Fato a Fato) - A cantora norte-americana Beyoncé terminou por volta das 22h30 seu primeiro show no Rio de Janeiro na noite deste domingo (7) na HSBC Arena. A diva iniciou a apresentação com "Crazy in love" e encerrou com a balada "Halo", seguida de um "Parabéns a você". Segundo a organização, o espetáculo reuniu cerca de 14 mil pessoas.
A artista norte-americana já passou por São Paulo e Florianópolis.
Aos 28 anos, a mulher do bem sucedido rapper Jay-Z chega ao Brasil em um dos melhores momentos de sua carreira. No início da semana, ela arrematou seis prêmios na 52ª edição do Grammy, incluindo álbum do ano, por “I Am...Sasha Fierce”, música do ano, por “Single ladies (Put a ring on it)” e gravação do ano, por “Halo”. Fonte: G1
OPINIÃO DO BLOG - Não adianta alguns críticos brasileiros discutirem a nacionalidade da nossa música, pois o americanismo manda aqui e com força. Os shows de astros como Beyoncé, e outros do mesmo nível, chegam em nosso País, tiram o sono da juventude e ainda a leva para assistir seus espetáculos, muito embora milhares destes jovens sequer entendem a linguagem daquilo que estão ouvindo. Mas é Beyoncé e pronto. Basta o nome, para a mídia (que ganha dinheiro com tal alarde) idolatrar tais estrelas, só por que são indicadas ou ganharam alguns Grammy. Talvez até um Oscar. Não é por que carecemos de ídolos. Pelo contrário. No Brasil se tem demais e talvez seja por isso que a importação haja com maior delírio na alma de alguns. O modismo passa, mas a força da MPB continua sacramentada na alma do povo brasileiro.

Ricardo Chama feito a ordem e PTB fará coletiva ratificando aliança

PRESSÃO INTERNA
João Pessoa (Fato a Fato) - O Pré Candidato ao Governo do Estado pelo PSB Ricardo Coutinho, deu uma espécie de "freio de arrumação" com integrantes do PTB e ressaltou mais uma vez a necessidade de uma política de compromissos do que "de disse me disse pela imprensa". Vários interlocutores do PTB foram escalados em conversas com o próprio Ricardo e com lideranças do PSB a exemplo de Edvaldo Rosas que conversou demoradamente com Aristávora Santos(Tavinho) sobre a aliança entre o PTB e o PSB.
Os socialistas reiteraram a estratégia de "se falar menos e agir mais", inclusive para não passar nenhuma dúvida a opinião pública do entendimento entre as duas legendas. O objetivo é acabar de vez as insinuações de dúvidas, de conversas e "convites" do grupo maranhista entre outtros temas.
Neste sentido, deve acontecer ainda esta semana a concretização do convite feito pelo PTB ao prefeito Ricardo Coutinho, para que ele fosse a sede dos Trabalhistas e lá pudesse ouvir a confirmação da aliança, inclusive com a indicação do nome do Suplente de Senador Carlos Dunga, como candidato a vice.
O Evento pode acontecer já na próxima terça feira, dia 09. Fonte: 24horaspb
OPINIÃO DO BLOG - A pressão do PTB tem protagonizado verdadeira dor-de-cabeça ao bloco do prefeito Ricardo Coutinho. Sem muita habilidade para comandar as ações, RC vem perdendo aliados e agora chama o feito a ordem, na tentativa de barrar a sangria vista no corpo do PSB e partidos aliados. A reunião com Armando Abílio não vai resolver nada. Pelo menos por enquanto, pois Coutinho precisa, para decidir, ouvir Cássio Cunha Lima. Com isso, o presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro vai, mais uma vez, ser enrolado. Na grupo da oposição, por incrível que pareça, tudo depende de um senhor chamado José Serra. Enquanto ele não se posicionar, o desgaste é patente e contínuo, sacrificando as alianças paralelas na ala oposicionista. Para Armando Abílio, esse clima de instabilidade não interessa, daí a cobrança de uma decisão por parte do prefeito de João Pessoa. Como está "amarrado" a Cássio e a Efraim, Coutinho não possui autoridade para decidir sozinho. De comandante, o edil pessoense passou a ser comandado.

Gol de bicicleta do goleiro ajuda Desportiva Guarabira vencer Queimadense

GOLS DE PLACA
Guarabira (Fato a Fato) – Uma “pintura de gol”, como diria o mais habilidoso dos comentaristas de futebol. Foi assim o tento marcado Ferreira, goleiro da Desportiva Guarabira. Ele cobrou penalidade máxima e quando o arqueiro da Queimadense defendeu a cobrança, o atleta guarabirense aproveitou o rebote, assinalando o primeiro golaço do Campeonato Paraibano, edição de 2010.
Júnior Mamanguape foi o autor do outro gol, consumando a vitória da Desportiva Guarabira contra o Queimadense no estádio Silvio Porto, neste domingo, 07 de fevereiro. O time guarabirense assume a sexta colocação do certame.
Por conta da paralisação do Carnaval, a Desportiva Guarabira só volta a jogar no próximo dia 18-02 contra o Auto Esporte. O jogo é no Estádio Municipal Silvio Porto, às 20h30. O Queimadense joga contra o Botafogo no Almeidão em 17 de fevereiro.
OPINIÃO DO BLOGA vitória foi importante. No entanto, os dois golaços marcados por Júnior Mamanguape e o goleiro Ferreira, encheram de alegria a torcida guarabirense. O time só veio melhorar com as mudanças feitas pelo treinador Geraldo Cirino. Agora é “pegar” o Auto Esporte e subir mais três pontos da tabela de classificação. Em casa, a Desportiva Guarabira tem obrigação de não perder. Esse é o entendimento da diretoria e comissão técnica.

STF aprecia esta semana processo da Operação Confraria

OPERAÇÃO CONFRARIA
João Pessoa (Fato a Fato) - O inquérito de nº 2527 contra o senador Cícero Lucena, da Operação Confraria, que corre em segredo de Justiça na Suprema Corte do País, vai ser apreciado pelos ministros na sessão da próxima quinta-feira (11.02), em decorrência de um agravo regimental proposto por um dos envolvidos no processo, o ex-secretário da prefeitura de João Pessoa, Everaldo Sarmento.
Até agora o plenário do STF não julgou o mérito das denúncias que pesam contra Cícero Lucena e mais 36 pessoas envolvidas no esquema de desvio de verbas públicas, fraudes em licitações, superfaturamento na execução de obras, sobrepreço praticado nos serviços contratados, pagamento por serviços não realizados e pagamentos em duplicidade de diversos serviços na prefeitura de João Pessoa.
O processo teve início na 3ª Vara da Justiça Federal da Paraíba, mas foi enviado para o Supremo Tribunal Federal em razão da eleição de Cícero para o senado da República. No dia 26 de junho de 2008, a ministra Ellen Gracie, que está a frente do caso, proferiu despacho determinando o desmembramento do processo para os réus que não detêm foro privilegiado.
Dentro do despacho da ministra Ellen Gracie, consta o parecer do procurador-geral da República favorável ao desmembramento, ao mesmo tempo em que requer a instauração da ação penal contra o senador Cícero Lucena, por entender que há indícios suficientes da prática de crime.
Ele pediu que, ao final do julgamento do processo, seja Cícero Lucena condenado nas penas dos delitos previstos no artigo 288 do CPB; artigo 1º, incisos I, IV e VII, do decreto-lei nº 201/67, combinados com o artigo 69 do CPB e artigos 89, 92, 93 e 96, V, da lei nº 8.666/93, também combinados com o artigo 69 do CPB. Fonte: hermesdeluna
OPINIÃO DO BLOG - Eis, diante de uma campanha eleitoral das mais acirradas, matéria de jornalista interessado no assuntou ou da assessoria (imprensa) do adversário. O desfecho da Operação Confraria, cujo principal envolvido é o atual senador Cícero Lucena (ex-prefeito de João Pessoa), interessa a dois agentes politicos da atualidade. O prefeito Ricardo Coutinho e ao ex-governador Cássio Cunha Lima (cassado por corrupção eleitoral pelo TSE). À RC porque é ele peça acusadora contra Lucena. Tirando o presidente estadual do PSDB da atual disputa pelo Governo do Estado, muito favorece a candidatura do PSB. Uma condenação de Cícero no STF, seria o mote principal que CCL levaria para José Serra decidir por uma coligação com RC. Cássio iria usar a decisão como instrumento de força contra Cícero, já que o mesmo não desiste em disputar o Governo do Estado pelo PSDB. Como se observa, a matéria publicada no blog do competente e atualizado jornalista Hermes de Luna, se não tem origem dos adversários de Cícero Lucena, mas interessa muito, tanto à CCL quanto a RC. Ou não?