sábado, fevereiro 12, 2011

Amy Winehouse abandona palco em show em Dubai

Mais uma
São Paulo-SP (Fato a Fato) - Amy Winehouse, 27, abandonou o palco do show que estava realizando em Dubai na noite de sexta (11), segundo o "Daily Mirror"
A cantora britânica, conhecida por hits como "Rehab" e "Back to Black", não chegou a concluir a terceira música da apresentação.
De acordo com fãs ouvidos pelo jornal, ela parecia "bêbada" e "incoerente".
Parte do público começou a deixar o local e a vaiar a cantora.
Um dos músicos de apoio assumiu os vocais, e Amy não retornou para concluir a apresentação.
"Amy teve problemas técnicos. Ela não conseguia ouvir a própria voz durante o show. Um dos retornos não estava funcionando", afirmou um porta-voz da cantora. Fonte: UOL
OPINIÃO DO BLOG - Mais uma. E ocorrerão outras tantas. Enquanto não se tomar uma providências drástica no sentido de salvar a vida de Amy, o mundo vai vê-la padecer e morrer, pior que Elvis Presley, Michel Jackson, Bob Dilan e outros, e outros. É preciso, quem sabe a própria família, pegar a cantora pelo braço, se possível até a força, e levá-la a um clínica de recuperação. Não podemos deixar morrer, agora não, uma lenda viva do rock. Precisamos salvar o rock de Amy. Mesmo que ela não queira ser salva, o mundo precisa mais de sua música. BARRIGA - O blog cometeu uma "barriga" quando escreveu Bob Dilan sem o "y" e como se o cantor estivesse falecido. A escrita correta é Dylan e o astro encontra-se "vivinho da silva". Mas, queríamos dar o exemplo de Bob Marley. Recebam as nossas desculpas. Somos humanos.

Câmara de Vereadores também quer reinstalação do Senai na cidade de Guarabira

Senai
Guarabira-PB (Fato a Fato) – A Câmara Municipal deliberou, na sessão desta quinta-feira (10), sobre a reinstalação do núcleo do Senai em Guarabira. O requerimento, endereçado a prefeita Fátima Paulino, é de autoria do vereador Gerson Cândido de Farias, o popular Gerson do Gesso.
Ele pediu que a gestora municipal firmasse convênios destinados ao funcionamento do Serviço Nacional da Indústria, que está desativado. O vereador pediu, ao Governo do Estado, a aquisição de uma máquina para realização de exames de esteiras destinada ao Hospital Regional de Guarabira.
Outros requerimentos
Francisco Ednaldo de Souza Leite (Chico Mala) – O parlamentar, atual presidente da Câmara Municipal, pediu a prefeita Fátima Paulino a distribuição de sementes, implementos agrícolas e corte de terras para o município. Ele também requereu, desta feita ao Governo do Estado, a reforma do Colégio Polivalente e a recuperação dos postos da Operação Manzuá em Guarabira.
José Antonio de Lima (Zé do Empenho) – Requereu ao Governo do Estado a construção da estrada que liga o Distrito de Cachoeira dos Guedes à rodovia PB 073. O requerimento do parlamentar foi endereçado aos deputados Raniery Paulino e Léa Toscano, além de também ser enviado ao diretor da Pbgás, ex-deputado Zenóbio.
José Tolentino de Alustau (Zé Ismai) – Em face das dificuldades por que passa o Hospital Regional de Guarabira, o vereador requereu, junto ao Governo do Estado, a compra de uma ambulância àquela unidade hospitalar.
Marcelo Bandeira Ferraz (Marcelo Bandeira) – O edil pediu a prefeita Fátima Paulino, a reabertura dos postos dos Correios e Telégrafos nas localidades rurais do Pirpiri e Cachoeira dos Guedes. Em seguida, Bandeira requereu, também à gestora municipal, a instalação de uma Escola de Marcenaria. Ele requisitou do Governo do Estado a construção de uma creche para a cidade de Guarabira.
Murílio da Silva Nunes (Murilo) – O vereador apresentou requerimento, solicitando do Governo do Estado, a conclusão da obra do giradouro na Rodovia PB 073, Km 4, em frente ao abatedouro da Empresa Guaraves. O pleito do vereador foi encaminhado também ao DER-PB e à Secretaria de Estado da Infraestrutura.
OPINIÃO DO BLOGLogo no início dos trabalhos legislativos, os vereadores de Guarabira começaram imprimindo um ritmo de trabalho condizente com a realidade do município. A meta, segundo os líderes de bancada, é continuar com esse mesmo desempenho. E nós do Fato a Fato torcemos que seja assim. O povo guarabirense merece.

Doentes do HR de Guarabira têm que esperar seis meses para atendimento, segundo vereador

Saúde
Guarabira-PB (Fato a Fato) – No entendimento do vereador Luis Martins de Lima (Lula das Molas), o paciente vai ter de esperar durante seis meses, tempo em que o Governo do Estado se estabilize e o Hospital Regional de Guarabira volte a atender as crianças e os casos de urgências.
Ao falar da tribuna da Câmara Municipal, na sessão da última quinta-feira (10), o parlamentar reconheceu que o HR de Guarabira passa por dificuldades, mesmo assim pediu um tempo, estimado em seis ou sete meses, no sentido de que “as coisas se normalizem” e assim tudo seja como era antes.
Na ocasião, Luis Martins foi aparteado por Gerson Cândido, o popular Gerson do Gesso que, entre outras contestações, disse ter ficado triste com os seis meses pedido pelo colega para regularizar o atendimento no HR de Guarabira, pois a saúde do povo não pode esperar por tanto tempo.
“Se durante seis ou sete meses o hospital não regularizar esse atendimento e solucionar os problemas lá existentes, eu serei o primeiro a contestar a situação”, disse Lula, que é da bancada de oposição ao Governo Municipal e da ala zenobista em Guarabira. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG Lula imitou o patrão ZT. Foi Zenóbio, no apagar das luzes de seu mandato, chegou a dizer que o governador Ricardo Coutinho precisava de, pelo menos seis meses, para por as coisas em dia, inclusive a situação do Hospital Regional de Guarabira. Um, o patrão, tem gorda aposentadoria como deputado e recebe mais de R$ 12.000,00 como diretor da Pbgás. Sendo assim, é claro que não precisa da urgência gratuita do HR “Antonio Paulino Filho”. O outro, ganha gordo salário de R$ 4.900,00 por mês como vereador, por isso tem condição de ser atendido em clínica ou hospital particular, ele e sua família. Ah...? Agora começamos a entender um pouco mais por que os ricos não querem que o atendimento de saúde na rede pública seja igual ao da particular. O povo doente é mais dependente.

Vitalzinho é conformado presidente da CMO do Senado Federal

Reconhecimento
Brasília-DF (Fato a Fato) - O presidente nacional em exercício do PMDB, Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), confirmou nesta sexta-feira (11), durante entrevista, que o Senador Vital do Rego (PMDB-PB) foi indicado pelo partido para presidir a importante Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização – CMO do Senado Federal.
A CMO é considerada a mais importante comissão do Congresso Nacional. Ela é composta de 84 membros titulares, sendo 63 Deputados e 21 Senadores, com igual número de suplentes. A CMO tem por competência examinar e emitir parecer sobre:
- planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição Federal;
- contas prestadas pelos poderes da República, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal;
- projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais (suplementar e especial);
- créditos extraordinários (créditos adicionais) encaminhados ao Congresso Nacional através de medidas provisórias;
- avisos do Congresso Nacional que tratam de subtítulos relativos a obras e serviços com indícios de irregularidades graves informados pelo Tribunal de Contas da União;
- relatórios pertinentes ao acompanhamento e à fiscalização da execução orçamentária e financeira, segundo a Constituição Federal;
- relatórios de gestão fiscal previstos no art. 54 da Lei Complementar nº 101, de 2000 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias;
- relatórios referentes aos atos de limitação de empenho e movimentação financeira previstos na Lei Complementar nº 101, de 2000;
- informações prestadas pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional previstos na Lei Complementar nº 101, de 2000; e
- demais atribuições constitucionais e legais.
Valdir Raupp também confirmou que a indicação do ex-governador José Maranhão para a vice-presidência da Caixa Econômica Federal está praticamente sacramentada e tem sido tratada diretamente com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Ele considerou o ex-governador José Maranhão como “um grande quadro do partido”.
OPINIÃO DO BLOG - Eis aí o reconhecimento de um mandato que, mesmo se iniciando agora, vem arraigado do que existe de melhor em função dos interesses dos paraibanos.

Policiais permanecem acompados em frente ao Palácio da Redenção

Manifestação
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - Mais de 400 policiais Civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários estão acampando em vigília na Praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Redenção, solicitando uma audiência com o Governador Ricardo Coutinho.
Os manifestantes estão se revezando em três barracas e dizem que só sairão da praça quando forem atendidos.
A decisão da vigília foi tomada em uma assembleia na tarde da quinta-feira (10) diante da afirmação de que Ricardo Coutinho teria dito que a categoria não queria diálogo com ele. Porém, apenas os policiais que estão de folga estão participando do movimento, ou seja, não haverá greve, pelo menos por enquanto.
Os policiais já estavam insatisfeitos devido aos cortes de gratificações, das progressões funcionais, de terço de férias e de reajustes salariais.
Segundo a nota enviada pela Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba na manhã da quinta-feira, com o corte de tantos benefícios “não há como motivar os policiais”.
Mesmo com uma reunião marcada para a próxima terça-feira (15), eles não suportaram os três adiamentos anteriores. Fonte: Fato a Fato com Paraiba1
OPINIÃO DO BLOG - A seguir, comentaremos a matéria. Aguarde.

EDNALDO ALVES - Machado, atualidade de gênio

Artigo
Os gregos já afirmavam que o túmulo dos heróis é o universo inteiro, e dos gênios também, e ao nosso maior escritor, cabe-lhe este Panteon incomensurável.
De talento inexcedível, nasceu para a arte literária nos legando uma vasta obra, em contos, peças teatrais, crônicas e romances que encantam e fazem refletir sua legião de leitores, no Brasil e outros países.
O menino pobre e mulato, nascido no Morro do Livramento, na Chácara de sua madrinha dona Maria José Barroso Pereira, que lhe proporcionara proteção; viúva do Senador Bento Barroso Pereira. Naquele sítio, aprendera os primeiras letras, e o resto do dia a brincar com os colegas naquele recanto aprazível e verde, a contemplar lá embaixo, a praia da Gamboa e o oceano que ajudavam a compor o cenário deslumbrante da cidade maravilhosa que Machado tanto amava, e de onde nunca saira, a não ser para Friburgo, buscando os ares serranos para tratamento.
Tempos depois, na sua criação literária, o gênio das letras, elegia como temas, não o esplendor da natureza, e sim, a análise aprofundada da natureza humana, seus conflitos e mazelas, incongruências e paixões, e uma crítica elegante da sociedade de seu tempo.
Num estilo inconfundível e rutilante, o romancista, considerado como o maior escritor da língua portuguesa ao lado de Garret, retratou a alma humana, e deixando lições e reflexões.
O ensaísta e critico literário, o americano John Gledson afirmou que Machado tem muito a ensinar ao leitor de hoje e ele via o mundo como nós, portanto sua vasta obra permanece atualíssima.
O melhor do bruxo do Cosme Velho é ler e reler seus livros, fascinar-se com memórias póstumas de Braz Cubas, Quincas Borba etc.
Conhecia os homens e costumes, realista e irônico ao indagar-se-lhe, qual o melhor regime para o país, monarquia ou república, não titubeou: será sempre governado pela oligarquia absoluta; e foi um defensor dos direitos da mulher. Possuía o sublime literato vasto conhecimento e sabedoria.
Destista, articulista do Fato a Fato e historiador

Raniery Paulino prevê crise entre Cássio e Ricardo

Crise
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) previu, essa semana, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) vão enfrentar uma crise na aliança composta para eleições do ano passado. “Eles tem objetivo comum e logo eles vão se chocar”.
“O atual governo detona o governo Maranhão pela suposta crise deixada pelo governo passado, mas esquecem que José Maranhão só finalizou o mandato passado e que quem começou foi Cássio. Mas em breve eles estarão criticando Cássio também”, declarou.
Ele lembrou ainda que Ricardo e Maranhão foram aliados até bem pouco tempo, justamente quando os interesses de ambos se chocaram, o governo do estado. “Cássio está para Ricardo Coutinho hoje, como Maranhão esteve há bem pouco tempo atrás”. Fonte: wscom
OPINIÃO DO BLOG - O deputado Raniery Paulino tem toda razão. Quando RC iniciar o plano da reeleição, a Paraíba vai ver qual comportamento terá o grupo Cunha Lima.

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Vereadores fazem “vaquinha” para comprar pneus da ambulância do Hospital Regional de Guarabira

Doação
Guarabira-PB (Fato a Fato) – Seis vereadores de Guarabira, tentando ajudar no atendimento dos pacientes que procuram o Hospital Regional Antonio Paulino Filho, fizeram uma “vaquinha” e compraram quatro pneus, doando-os para a ambulância daquela unidade hospitalar.
A ação dos parlamentares se deu por que a única ambulância à disposição do Hospital Regional de Guarabira, está com seus pneus imprestáveis para o uso diário. O veículo também não possui combustível disponível, sobretudo se o paciente necessitar ser transportado à João Pessoa.
Os vereadores que fizeram a “vaquinha” e doaram os pneus para a ambulância do HR de Guarabira foram: Zé Ismai, Chico Mala, Gerson do Gesso, Nel das Tintas, Murilo Nunes e Zé do Empenho. A intenção, segundo os parlamentares, é ajudar de verdade.
O vereador Zé Ismai disse que os quatro pneus estão à disposição do Hospital Regional na empresa Pneus Confiança, situada na Avenida Rui Barbosa, 321, no centro comercial de Guarabira. A direção da unidade hospitalar não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG
Na verdade, essa situação na ambulância do HR de Guarabira é vexatória. Não pode, mesmo que seus diretores tenham boa intenção em trabalhar de forma correta, um hospital, que atende casos de emergências, está com a sua ambulância de pneus "carecas". Sinceramente, essa "vaquinha" dos vereadores chega em boa hora. A direção daquela unidade hospitalar deveria por os pneus para rodar e depois agradecer. Assim, já se resolveria um, dos tantos e inúmeros problemas por que passa o hospital. Essa seria a atitude mais prudente.

Suplente de senador do PSDB diz que demissões causam desequilíbrio na economia da Paraíba

Demissões
Guarabira-PB (Fato a Fato) – O empresário João Rafael de Aguiar, suplente de senador do PSDB, criticou, de forma dura, o governador Ricardo Coutinho (PSB) por o mesmo ter demitido quase 30 mil funcionários pró-tempores, durante os primeiros dias de sua administração.
JR disse que essas demissões causaram enorme desequilíbrio na economia da Paraíba. “Imagine 30 mil pessoas, que ganham pelo menos um salário de R$ 545,00, todas elas desempregadas, sem ter mais como sustentar a família”, indagou o empresário.
Ele afirmou que, além do grave problema social, com as demissões, todo esse dinheiro, vindo do salário dos quase 30 mil funcionários, deixa de circular no comércio, causando assim verdadeira recessão em termos de compras.
“Foi um ato impensado, sem precedente e não muito inteligente da parte do atual governador da Paraíba, quando o mesmo autorizou a demissão desses servidores”, acrescentou. O empresário alertou para o mal que o ato governamental (demissão dos pró-tempores) causou à “barriga” dessas famílias e a economia da Paraíba.
Os comentários do empresário, criticando a atitude do governador Ricardo Coutinho, foram feitos durante entrevista para a Rádio Cultura de Guarabira. João Rafael elogiou os governos Cássio e Maranhão, por não agirem da mesma forma. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOGTem outro detalhe que sempre temos perguntado a quem entende do assunto. Por que Maranhão, mesmo assumindo herança maldita de CCL, construía obras, mantinha as finanças do Estado em ordem, pagava a esses 30 mil servidores e não demitia ninguém? Qual o segredo? Como RC diz que não pode pagar aos pró-tempores se JM os pagava? São perguntas que não pode calar.

Casas para agricultores da cidade de Araçagi são do Programa Nacional de Habitação Rural

Habitação popular
Araçagi-PB (Fato a Fato) – As unidades habitacionais, que serão construídas para os agricultores de Araçagi, virão do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Aposentados do município, sindicalista Josué Benício.
Ele disse que o convênio, entre o sindicato e a Caixa Econômica Federal (CEF), não fala num número definido de moradias. “Tudo vai depender da demanda, ou seja, dos agricultores que se inscreverão”, disse Benício.
Cada moradia, a ser construída para os agricultores de Araçagi, terá um custo de R$ 12 mil reais. O agricultor, para ter a sua, além da documentação comprobatória, pagará apenas uma prestação de três parcelas fixas de R$ 400,00 por ano.
As residências serão de alvenaria. A meta, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Aposentados de Araçagi, é acabar com as casas de taipas. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG Não importa de onde o dinheiro venha. O agricultor quer saber que vai ganhar a sua “casinha”. E, graças é claro, a ação do sindicalista Josué Benício. Imagine esse cara com poder maior para servir ao povo de Araçagi.

EMPREENDEDORISMO – Sim Produtos Finos tem descontos de até 50%

Promoções
Guarabira-PB (Fato a Fato) – Para quem gosta de mercadoria de primeira, aquela que tem selo de qualidade, a Sim Produtos Finos está com uma promoção imperdível. O cliente que, nesse momento, visitar a loja, terá descontos de até 50%.
Na linha bijuterias, por exemplo, os descontos são de 20%, 30% e 50% destinados aos clientes que adquirirem produtos à vista. A Sim Produtos Finos também está oferecendo vinte por cento (20%) no cartão de crédito para o vencimento.
Perfumaria – Nesse setor, a gerência da loja oferece facilidade para parcelamento em seis vezes. Portanto, quem comprar um perfume importado na Sim Produtos Finos, vai ter, além da garantia de está adquirindo mercadoria de primeira linha, a comodidade no atendimento.
Já os artigos para presentes, o desconto é de até 25% na compra à vista. Para as bebidas, há um desconto especial de 5%. A gerência da Sim Produtos Finos informa que, quem quiser conferir todas essas promoções, é só fazer uma visita à loja, que fica na Rua Almeida Barreto, centro de Guarabira, antigo Cartório de Fátima Paulino. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOGFicamos assustados com a promoção anunciada pela Sim Produtos Finos. Como a loja vende produtos importados, com selo de qualidade e coisa que o valha, pensávamos não existir promoções, nem facilidade no pagamento. Estávamos enganados. E para comprovar tudo isso, fomos lá e, além de nos depararmos com uma variedade de produtos sem fim, constatamos também o excelente atendimento e os melhores preços nos gêneros de bebidas, perfumes, artigos para presentes e bijuterias. Quem duvidar e só ir lá e comprovar.

Mubarak renuncia à Presidência do Egito; povo comemora nas ruas

Renúncia
Cairo-Egito (Fato a Fato) - O presidente do Egito, Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11), após um governo de quase 30 anos e que era contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares.
O anúncio da renúncia foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o poder ao Exército, disse Suleiman.
Os crescentes protestos que derrubaram Mubarak deixaram mais de 300 mortos e 5.000 feridos.
Ainda não havia detalhes sobre como ocorrerá a transferência. O Exército anunciaria um comunicado detalhando a transição.
O conselho iria derrubar o gabinete de ministros de Mubarak, fechar as duas casas do Parlamento e governar diretamente com a Corte Constitucional, segundo a TV Al Arabiya.
O país tem eleições presidenciais marcadas para setembro.
A notícia da renúncia, exigida pelos manifestantes, foi imediatamente celebrada com festa nas ruas do Cairo e das outras grandes cidades do Egito.
Por volta das 18h locais (14h de Brasília), na lotada Praça Tahrir, que foi o centro nervoso dos protestos, manifestantes cantavam: 'o povo derrubou o governo'.
Manifestantes se abraçavam, e algumas pessoas desmaiaram de emoção. Fonte: G1
OPINIÃO DO BLOG - Nesse caso, ou melhor, no de Mubarak, foi o povo mesmo que o tirou do poder. Também, o cara já tava "mamando" há quase 30 anos. O deuses e a população do egito já não o aguentavam mais.

Ismai diz como vai ser o seu comportamento na Câmara de Vereadores

Atuação parlamentar
Guarabira-PB (Fato a Fato) - O novo líder da bancada de situação na Câmara Municipal de Guarabira, vereador José Tolentino de Alustau (Zé Ismai), revelou como será o comportamento dos seis parlamentares oposicionistas na Casa Osório de Aquino.
Ele disse que, se a oposição inserir em seu discurso a crítica sem fundamento, vai ter resposta à altura. Ismai proporá a discursão dos problemas de Guarabira de forma aberta, sem palanque armado, mas, com a regra do respeito entre todos os integrantes do parlamento mirim guarabirense.
O vereador Zé Ismai passou cerca de dois anos fora da câmara. Agora de volta e, na condição de líder da bancada de situação, pretende agregar forças para pautar as sessões num ritmo que os parlamentares possam discutir seus projetos sem intrigas.
“A oposição tem de criticar, mas, age de forma errada quando diz onde está o problema e não apresenta as soluções. Vamos tentar mudar isso. Até nós da situação mostraremos os erros da administração, no entanto, vamos dizer como solucioná-los”.
José Tolentino, atual presidente do PHS Municipal, disse que não vai atuar sozinho. “A bancada toda terá direito a vez e voz em nossos pronunciamentos”, explicou Ismai. Ele afirmou que está se orientando com os demais vereadores da base aliada da prefeita Fátima Paulino. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG Nos parece que Ismai, na condição de líder de bancada, vai imprimir um novo modelo de atuar. Quer união entre os vereadores em favor dos problemas da cidade e não vai aceitar insultos pessoais. Isso é louvável de sua parte. Mas, se está trazendo esse modelo diferente de legislar, é preciso combinar com os vereadores de oposição. Os comandados de ZT agem muito sob seu comando. Aí, o respeito aos companheiros passa por bem longe.

Governo do Estado escala equipe financeira para tirar dúvidas na AL; Lindolfo é escolhido líder

Demissões
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - Os deputados estaduais aprovaram requerimento convocando secretário de Administração à Assembleia Legislativa para justificar as medidas adotadas em relação aos prestadores de serviço e apresentar dados relativos ao governo anterior. O governo atendeu a solicitação dos deputados e ao invés de enviar apenas o secretário da Administração, escalou toda equipe econômica do governo para prestar os esclarecimentos devidos aos parlamentares. O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou também que o deputado estadual, Lindolfo Pires (DEM) será mesmo o líder do governo na Casa de Epitácio Pessoa.
O secretário-chefe do Governo Walter Aguiar confirmou que não só Gilberto Carneiro, vai à Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira, 11, atendendo a convocação dos deputados oposicionistas, como também se farão presentes a secretária de Finanças Aracilba Rocha, o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, além do próprio Walter Aguiar.
Aguiar lamentou a precipitação dos deputados da oposição em por fim à trégua que havia sido anunciada pelos próprios parlamentares para os cem primeiros dias de Governo. Para ele, as críticas da oposição a nova gestão estão sendo irresponsáveis, pois além de terem passado pouco mais de 30 dias de Governo, o Estado foi encontrado sucateado.
Maioria – O secretário Walter Aguiar disse que o bloco de apoio ao Governo já soma a maioria, com 19 parlamentares, contando com o apoio do PSL, a partir do acordo firmado com o PSL nacional, e a projeção é trabalhar para ampliar esse quantitativo.
Líder
Conforme a informação repassada nesta quinta, 10, pelo deputado estadual Edmilson Soares, o governador Ricardo Coutinho divulgou nesta sexta, 11, o nome do deputado Lisndolfo Pires (DEM) como o líder do Governo na Assembleia Legislativa.
A decisão foi tomada após reunião entre o gestor estadual e o parlamentar, que aconteceu agora pela manhã. Apesar do suspense, era dada como certa a escolha por Lindolfo Pires, que já vinha liderando a bancada governista nas últimas sessões.
Ricardo Coutinho justificou a escolha de Lindolfo se deu após conversas com os deputados governistas: “Recebemos a reivindicação dos parlamentares que manifestaram o desejo de ter o deputado como líder e acatamos a solicitação”.
O governador destacou que o democrata foi um parceiro de primeira hora durante o período eleitoral, além de ser um parlamentar de reconhecida atuação e articulação política. Fonte: wscom
OPINIÃO DO BLOG - Nesse caso, o governador Ricardo Coutinho fez certo. Ao invés de um secretário, vai enviar toda equipe econômica de seu governo para explicar o caso das 30 mil demissões. Não se engane. Isso aí é o Mago começando a "bater pino". Fez a coisa de modo errado e agora começa querer reconsertar. Você sabem o que os secretários vão dizer na AL-PB? Sabem não? Eles dirão que o Governo do Estado está analisando caso a caso e vai começar a recontratar os demitidos. É só isso. Administrar um município é uma coisa. Já gerenciar um estado todo, aí é bem diferente.

Cássio Cunha Lima entra com novo recurso no STF

Nova tentativa
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - O ex-governador Cássio Cunha Lima informou, no início da noite desta quinta-feira (10) através do Twitter, que seus advogados recorreram junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) dando entrada com Agravo Regimental para que um pedido de liminar em seu favor seja apreciado em plenário.
Nesta semana o ministro Joaquim Barbosa consolidou a primeira derrota de Cunha Lima no STF. O magistrado barrou a posse do ex-governador no Senado Federal afirmando que não encontrava razão para alterar o entedimento da decisão do ministro presidente da corte Cesar Pelluzo.
Com a decisão do ministro Joaquim Barbosa, resta ao ex-governador Cássio Cunha Lima aguardar, fora do mandato de senador, o julgamento do recurso extraordinário que será analisado pelo plenário do STF. Ele foi declarado inelegível para o pleito de 2010 com base na Lei da Ficha Limpa. Fonte: portalcorreio
OPINIÃO DO BLOG - Na realidade, o que a assessoria jurídica do ex-governador Cássio quer é "jogar para a torcida". As liminares protocoladas têm mais efeitos de pirotecnias que base legal. Não se pode negar que CCL tem lá os seus direitos. Mas, só um cego não sabe que Cunha Lima está incurso na lei da Ficha Limpa. Ou não?

Morador do sítio Maciel chama vereador Marcelo Bandeira de mentiroso

Revolta
Guarabira-PB (Fato a Fato) – Revoltado com a falta de água em sua comunidade, o morador do Sítio Maciel, identificado como Antonio Paulino, acusou o vereador Marcelo Bandeira (PSDB) de não faz nada pela localidade e só vai as emissoras de rádios local para mentir à população.
Antonio participou do programa Correio da Manhã (Guarabira FM), dizendo-se indignado com o vereador Marcelo Bandeira, sobretudo por que o parlamentar se diz representante do Maciel e nada tem feito pela comunidade.
- Ao invés de ir para as emissoras de rádio mentir, ele deveria lutar pela resolução dos nossos problemas, a exemplo da falta de água há vários dias, prejudicando dezenas de famílias residentes no Maciel -, afirmou Paulino.
O morador prometeu que, quando Marcelo Bandeira, líder da oposição na Câmara de Vereadores de Guarabira, for ao rádio falar inverdades contra a prefeita Fátima Paulino, o mesmo será rebatido. Antonio garantiu também que cobrará dele ações em defesa do sítio Maciel, coisa que o parlamentar não vem fazendo. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG Com a palavra o vereador Marcelo Bandeira. Fato a Fato lhe garante o contraditório. O nosso e-mail é: blogfatoafato@gmail.com

ANTONIO MOURA - O estado do Estádio

Artigo
O Estádio Silvio Porto é um patrimônio do povo de Guarabira. Graças á Prefeita Fátima Paulino que o arrematou, e hoje está á disposição dos desportistas de nossa cidade. Como sabemos, o Estádio Silvio Porto é uma obra grande, e a Prefeitura não dispõe de recursos para mantê-lo conforme ás exigências da Federação.
Entretanto mesmo com recursos escassos, a Prefeita Fátima Paulino viabilizou uma verba para se fazer uma adequação que atenda ás solicitações do CREA e Ministério Público, com a finalidade de proporcionar a disputa do Campeonato Paraibano.
Os céticos disseram que o estádio estava interditado, e que era um descaso da Prefeita. Não é verdade, pois a Prefeita incumbiu o Secretário de Infraestrutura, o Secretário de Esporte e a Procuradoria do Município, para juntos aos órgãos fiscalizadores solucionarem as pendências. Assim foi feito participamos de várias audiências com a equipe do CREA e Ministério Público e nos propusemos a resolver todos os problemas dentro de um prazo de 30 (trinta) dias a contar do dia 07/02/2011.
Contamos com os valiosos serviços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, que procederam a vistoria ao estádio e a mesma foi enviada juntamente com o laudo técnico de engenharia ao Ministério Público para análise.
Em fim todas as questões legais e técnicas foram resolvidas, e o Estádio Silvio Porto está liberado para a realização dos jogos do Campeonato Paraibano, desde que concluamos os serviços no prazo determinado. Assim faremos, com certeza.
Engenheiro civil, articulista do Fato a Fato e secretário de Infraestrutura de Guarabira-PB.

Senador Vital do Rego integra duas importantes comissões no Senado: Constituição e Justiça e Reforma Política

No Senado
Brasília-DF (Fato a Fato) - O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) vai integrar duas importantes comissões no Senado, este ano. Por ser advogado, Vital foi indicado pelo PMDB para integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJ. Ele também foi indicado para integrar a Comissão de Reforma Política, que será responsável pela elaboração da proposta de Reforma Política, por ser um dos defensores das reformas.
Após a indicação, Vital do Rego disse, em entrevista, que tem uma identidade muito forte com a CCJ. “Na Câmara, meu pai foi membro e presidente da CCJ e eu, ao assumir, fiz questão de integrar esta comissão. Agora, no Senado, quero dar a minha contribuição na CCJ, ajudando nos pareceres dos projetos e contribuindo para aprimorar as proposituras que mereçam reformulações”, disse.
Sobre a Comissão de Reforma Política, Vital destacou que poderá, também, dar uma boa contribuição aos debates para a formulação da proposta, considerando que, na Câmara, ele foi o relator da Sub-Comissão Especial de Segurança do Voto Eletrônico, ligada à CCJ, criada para avaliar as denúncias de vulnerabilidade do sistema de votação eletrônica do país e propor medidas para aumentar a segurança.
Na época, o relator Vital do Rego apresentou as principais sugestões para o sistema eleitoral do país, a exemplo do voto em trânsito para eleitores que estiverem fora de sua seção eleitoral e a impressão do voto digitado na urna eletrônica.
“Entendemos que o melhor caminho é a união das vantagens da votação eletrônica com a possibilidade de o eleitor conferir visualmente o voto consignado ao seu candidato. Além disso, esse procedimento de materialização do voto torna possível auditorias extremamente simplificadas das votações", afirmou, à época, o relator.
OPINIÃO DO BLOG - Em qualquer uma dessas comissões, caso o senador Vitalzinho venha ser integrado, será de grande valia para a Paraíba. Lá nós já temos Cícero Lucena na primeira vice-presidência do Senado e, com isso, certamente os pleitos do Estado serão fortalecidos. Se não for é por que não temos força política alguma.

Praças do IV BPM são promovidos no Palácio da Redenção em João Pessoa

Promoção
João Pessoa-PB (Fato a Fato) – Em solenidade bastante concorrida, realizada no Palácio da Redenção em João Pessoa, vários praças do IV BPM foram promovidos. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, esteve presente ao evento, juntamente com o comandante geral da PMPB, Coronel Euller.
O Ten-Cel. Ysmar Mota, comandante do IV BPM, acompanhou os praças de Guarabira. Foram promovidos Emiliano de Melo (subtenente), Rufino (subtenente), Ferreira (1° Sgt), Carvalho (1° Sgt), Edmilson (1° Sgt) e Rosinaldo, também para 1° sargento.
Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho falou aos promovidos e disse que continuará investindo na qualidade da segurança pública da população paraibana.
Os praças do IV BPM se destacaram durante a solenidade de promoção. O Coronel Euller disse que eventos, como o que realizado no Palácio da Redenção, será uma praxe durante seu comando. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG
Parabéns aos bravos praças do IV BPM. Essas promoções são direitos adquiridos pela corporação. Mas, seria interessante que o governador, no momento da entrega das promoções, pudesse anunciar o pagamento da PEC 300. Aí sim o Governo do Estado estaria dando uma grande contribuição para a melhoria na qualidade da segurança pública do povo paraibano.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Cícero anuncia licitações, corte de horas extras e adiamento de concurso no Senado

No Senado
Brasília-DF (Fato a Fato) - O senador Cícero Lucena (PSDB) anunciou logo após a reunião da Mesa Diretora do Senado algumas ações que visam o corte de gastos na Casa e o resgate da imagem do Congresso depois de sucessivos escândalos. A suspensão dos contratos de emergências e a realização de licitações, o corte nas horas extras para diretores da Casa e o adiamento do concurso público da instituição são as principais medidas tomadas pela Mesa depois da reunião.
O senador não soube informar ainda quanto será economizado com as medidas, mas garantiu que elas valem a partir de já. "O importante é que vamos fazer licitação de todos os contratos, acabar com prorrogação e, principalmente, ter planejamento para não ter justificativa de fazer contratos emergenciais. Vale a partir de já", disse Lucena.
Sobre o adiamento do concurso, Lucena disse que é preciso esperar para saber a estrutura que o Senado terá após uma reforma administrativa que também ficou decidido durante a reunião. O concurso seria realizado este ano e abriria 180 vagas.
O desempenho do senador paraibano durante a reunião rendeu elogios públicos da senadora Marta Suplicy do PT através do twitter da petista. “Fiquei muito bem impressionada com as capacidade administrativa do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), 1º Secretário da Mesa”, tuitou a senadora após a reunião. Fonte: wscom
OPINIÃO DO BLOG - Quem imaginava um dia o PT elogiando a capacidade administrativa de determinado integrante do PSDB? Pois aconteceu. Marta Suplicy rasga elogios à Cícero Lucena (presidente do PSDB da Paraíba) e é manchete na imprensa nacional. Quem é mais farsante?

STF envia ao Estado processo contra Rômulo Gouveia

Processo
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu remeter para o Tribunal de Justiça da Paraíba os autos do inquérito que investiga eventuais irregularidades em processo licitatório para contratação de agência de publicidade promovido pela Assembleia Legislativa na época em que Rômulo Gouveia ocupava a presidência da Casa. A decisão foi publicada hoje no Diário da Justiça do STF.
Segundo o processo, "o contrato celebrado era de alta monta (R$ 742.020,00), o que desafiava uma licitação na modalidade Tomada de Preços, além do fato de que a modalidade dos serviços contratados (propaganda), longe de se caracterizar urgência, revela uma precipitação e uma falta de cautela do interessado, ao firmar um contrato oneroso para a administração pública do Estado, com benefício explícito e direcionado à empresa contratada".
O relator do caso é o ministro Joaquim Barbosa, que acatou o pedido formulado pelo Ministério Público Federal. O MPF requereu a remessa ao TJPB em razão de Rômulo Gouveia não ser mais ocupante de cargo eletivo na Câmara Federal, que lhe assegure o foro por prerrogativa de função perante o STF.
“De fato, ao compulsar os autos, verifico que não mais persiste a condição fática motivadora do foro por prerrogativa de função, uma vez que Rômulo Gouveia exerce atualmente o cargo de vice-governador do Estado da Paraíba”, disse em seu despacho o ministro Joaquim Barbosa.
“Assim, acolho a manifestação do Ministério Público Federal e determino a remessa dos autos ao Tribunal de Justiça da Paraíba para que adote as providências que considerar cabíveis para o prosseguimento do feito”, afirma o ministro. Fonte: pbagora
OPINIÃO DO BLOG - Não é de se estranhar esse processo contra o atual vice-governador da Paraíba. Seu grupo político gosta de aparecer na mídia com o erário público. Por isso vez e quando está nas barras da justiça, na tentativa de explicar o inexplicável.

PMCG faz parceria para expandir Biocombustível

Biodiesel
Campina Grande-PB (Fato a Fato) - A expansão da produção de biodiesel no Estado da Paraíba, especialmente na área polarizada por Campina Grande, vai se tornar uma realidade nos próximos anos. Este esforço será desenvolvido por uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande, a Petrobrás Biocombustível (PBIO), cooperativas, além de outros segmentos governamentais e empresariais.
O assunto foi tratado durante reunião realizada no Palácio do Bispo, com a presença do gerente regional da Petrobrás Biocombustível, Silvano Cavalcante; José Carlos Gomes (PBIO); secretário chefe de Gabinete, Hermano Nepomuceno; secretário-adjunto da Agricultura, João de Deus Rodrigues; Jonas Marques de Araújo e José Everardo da Silva (COONAP – Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio à Organizações de Autopromoção); entre outros.
Segundo Silvano Cavalcante, a sua gerência atua em cinco Estados, abrangendo Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A meta agora, conforme esclareceu, será a de expandir o programa de toda a região Nordeste e, para tanto, são feitas parcerias destinadas ao estímulo do plantio de oleaginosas destinadas à produção de recursos energéticos.
“Estamos felizes com o apoio da Prefeitura de Campina Grande em apoiar esta iniciativa. Com isso, já para as próximas safras esperamos a ampliação da área de cultivo de mamona e outras fontes de óleos vegetais nesta região. Tal acontecendo, teremos benefícios para a agricultura familiar, geração de emprego e renda e muitos outros aspectos positivos”, afirmou.
Segundo ele, existe até mesmo a possibilidade de implantação de um escritório da Petrobrás em Campina Grande, pois a cidade destaca-se regionalmente pela sua localização e notável desenvolvimento tecnológico, informando que, até o final do mês, outras reuniões acontecerão na cidade para tratar do assunto. Fonte: Codecom-PMCG
OPINIÃO DO BLOG - Se a Prefeitura de Campina Grande está tendo a iniciativa de expandir o projeto, mesmo que seja nos próximos anos, vai trazer enormes benefícios à população. O biodiesel é o combustível do futuro. Portanto, mais uma vez, com visão de futuro, a administração do prefeito Veneziano sai na frente. Tudo em função do desenvolvimento da cidade. É por isso que Campina e grande.

Retorno dos trabalhos legislativos remonta embate entre situação e oposição em Guarabira

Embates
Guarabira-PB (Fato a Fato) – Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Guarabira, na última terça-feira (08), as bancadas de oposição e situação deram início aos costumeiros embates do ano passado.
O vice-prefeito José Agostinho (Josa da Padaria) foi quem substituiu a prefeita Fátima Paulino. Diante dos 10 vereadores e da platéia presente à sessão, Agostinho leu a mensagem do Executivo Municipal, destacando o bom relacionamento dos dois poderes pelo desenvolvimento de Guarabira.
O vice-prefeito aproveitou para fazer uma prestação de contas daquilo que o Governo Municipal realizou durante o ano de 2010. Josa da Padaria destacou a inauguração do Samu e da UPA, dois grandes investimentos no setor de saúde, trazidos pelo Governo Federal através da ação da prefeita Fátima Paulino.
Quando usaram a tribuna, os parlamentares de oposição e situação tiveram comportamentos distintos. Os vereadores ligados à ala zenobista criticaram o Governo Municipal. Já os que seguem a orientação política do ex-governador Roberto Paulino, revelaram suas insatisfações com relação ao atual governador Ricardo Coutinho, sobretudo no caso da demissão de quase 30 mil pró-tempores.
A atual legislatura na Câmara Municipal de Guarabira possui dois novos líderes, diferente dos nomes que estiveram no cargo o passado. O vereador Marcelo Bandeira Ferraz é o responsável pela liderança da oposição. José Tolentino de Alustau, o popular Zé Ismai, assumiu como líder da bancada de situação. Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOG Como é um ano pré-eleitoral, os embates não terão tanto acirramento. E se houver, será por conta dos erros cometidos pelo governador Ricardo Coutinho, principalmente nos setores de saúde, segurança pública e quanto à demissão de servidores. A oposição local, pensando em ser contemplado com os cargos do Governo do Estado, vai tentar minimizar a situação, até elogiando as atitudes impopulares de RC. Já os vereadores de situação, em nível municipal é claro, vão ter muita munição para trabalhar. A questão é que a oposição na Câmara Municipal é situação em nível estadual. E a bancada de situação no município, está na condição de oposição no Estado. Inverteram-se os pólos. Até na política Deus é corretíssimo. Antes, quem criticava tanto, agora está na defensiva e sem muito poder de convencimento. Não há como explicar o inexplicável.

Prefeita Fátima se reúne com diretor da Guaraves no objetivo de trazer o Senai para Guarabira

Emprego
Guarabira-PB (Fato a Fato) – A prefeita Fátima Paulino se reuniu, na manhã desta quarta-feira, 09, com o empresário Veronildo Coutinho e o grupo técnico da Guaraves Bom Todo. A reunião teve como objetivo principal se pleitear, junto a Fiep, o retorno do Senai para a cidade de Guarabira.
A empresa, em função de seu Abatedouro e do Shoping Guaraves, está preocupada com a escassez de mão obra qualificada na cidade. Como o Senai foi desativado de Guarabira, aumentou a carência de pessoal habilitado para trabalhar na indústria.
O empresário Veronildo Coutinho disse que o Shoping Guaraves terá 170 lojas. Daí já se pode ter uma idéia da qualificação do pessoal que será contratado para trabalhar em todo o empreendimento.
Na tentativa de solucionar a questão, no encontro com a prefeita Fátima Paulino ficou acertado uma audiência com o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha, aonde vai se pleitear o retorno da unidade do Senai para Guarabira.
A reunião teve como local a residência da prefeita Fátima em Areia Branca. Lá estavam o secretário de Indústria e Comércio do município, Marcos Fernandes, o ex-governador Roberto Paulino, a secretária Roseane Amorim (Ação Social), o jornalista Eraldo Luis (Chefia de Gabinete), Auricélia Alustau (secretária particular da prefeita), Maria Elizabeth (adjunta da Ação Social), além de Aldeci Gomes, João Martins, Loive Santos e Adriano Lins.
Ficou definido também que, durante a audiência com o presidente da Fiep, vão estar representantes da Associação Comercial, Sindlojas, CDL e outros segmentos do comércio e da indústria guarabirense. Fonte: Codecom-PMG
OPINIÃO DO BLOG - O caminho certo é esse. O grande problema deste século, trata-se da falta de mão-de-obra qualificada, principalmente para o setor indústrial. E, como quer ver seu município ainda mais dinâmico no setor de geração de emprego, Fátima vai logo direito ao assunto. A reativação do Senai em Guarabira pode ser o ponto de partida, tendo em vista que o órgão gera profissionalização de pessoal. Aí quem ganha com isso é o setor industrial. Mas, uma pergunta não quer calar: por que o Senai foi desativado de Guarabira?

Gutemberg e Nilvan agora na 101 FM; Josival estréia na Tambaú

Radiofonia
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - Confirmada a contratação dos radialistas Gutemberg Cardoso (foto) e Nilvan Ferreira pelo Sistema Paraíba de Comunicação, especificamente para trabalhar na rádio 101 FM.
Os dois profissionais irão se juntar a jornalista Cláudia Carvalho, que comanda o programa de política da rádio no horário do almoço. A estréia de Gutemberg e Nilvan acontece no dia 15 de março, no horário das 12h.
Outra mudança
Ainda nesta semana, o jornalista Josival Prereira anunciou através do Twitter a sua contratação pela TV e rádio Tambaú. Entre os diversos comentários, ele destacou que ‘haverá novidade na postura do programa de rádio’.
Gutemberg e Josival faziam parte do Sistema Correio de Comunicação, e há anos estavam no comando do programa Correio Debate na rádio 98FM. Nilvan Ferreira atuava na rádio e TV Arapuan. Fonte: wscom
OPINIÃO DO BLOG - Sem querer desmerecer a importância de ninguém, mas, o Sistema Correio de Comunicação perdeu dois, alías três, grandes jornalistas. No caso, Josival Pereira, Gutemberg Cardoso e Verônica Guerra. O abalo se vê, ou melhor, se ouve diariamente. Sabemos que as pessoas não são insubstituíveis. E todo astuto empresário, principalmente da área de comunicação, sabe distinguir o bom jornalista daquele "meia sola".

Senador Vital do Rego diz que Estados e Municípios não cumprem com seus deveres para com os cidadãos

Atuação parlamentar
Brasília-PB (Fato a Fato) - O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) disse nesta quarta-feira (09), na tribuna do Senado, que Estados e Municípios brasileiros, por falta das condições materiais mínimas, não podem cumprir, ao menos de forma aceitável, os seus deveres para com os cidadãos a quem servem. Ele citou o que considera uma “grave situação de injustiça, de desequilíbrio e de virtual ilegalidade que caracteriza, hoje, o quadro federativo”.
Segundo Vital, é “lamentável e surpreendente concluir, com base num simples exame da realidade, que a Federação brasileira está morrendo”. Ele classificou a constatação de “excessivamente forte” para alguns, mas considerou como grave a situação de injustiça, de desequilíbrio e de virtual ilegalidade que caracteriza, hoje, o quadro federativo.
Vital do Rego disse que, para arcar com os custos decorrentes do cumprimento de suas competências constitucionais, Estados e Municípios executam uma série de despesas, que precisam alcançar equilíbrio com seu volume de receitas. “O problema é que esse equilíbrio não se realiza, de fato, ou se realiza com a não-prestação de vários desses serviços ao público, alguns deles absolutamente críticos e essenciais”.
Desequilíbrio - Segundo Vital, do lado das receitas, nos últimos anos, a União tem se apropriado de cerca de 70% de tudo o que é arrecadado pelo setor público nacional, enquanto os Estados detêm pouco mais de 25% e os Municípios menos de 5%. “Isso mostra até que ponto foi esticada a corda do desequilíbrio, em nossa Federação”.
Ele lembrou que, além das receitas tributárias diretas, Estados e Municípios também recebem transferências da União, como FPE e FPM. “Mas é preciso lembrar que essa participação só se dá sobre as receitas vindas de impostos, cuja representação no montante da arrecadação federal é decrescente”, disse Vital do Rego.
Segundo ele, a parcela que mais cresce, relativa à arrecadação das contribuições, não é compartilhada pela União com as demais instâncias federadas. “Mas nem tudo se resume na injusta distribuição da arrecadação. O desequilíbrio se estende também ao mundo das obrigações, uma vez que são elas que representam, em concreto, a prestação de serviços que as Administrações estaduais e municipais fazem à sociedade”.
Saúde e Educação – Para Vital, as áreas mais relevantes para o desenvolvimento social de um país são Educação, Saúde e Segurança Pública. “Educação e Saúde são atribuições constitucionais dos Municípios. Como, porém, os nossos Municípios podem dar conta, mínima e adequadamente, da Educação e da Saúde, contando apenas com suas poucas receitas próprias e os repasses recebidos, via FPM?”, questionou.
Vital lembrou que as responsabilidades dos Estados, além de abranger todo o espectro de atividades relativo à segurança pública (polícia civil, polícia militar e o sistema penitenciário, entre outros encargos) compreendem, segundo a Constituição, uma importante ação subsidiária na Educação e na Saúde.
“Fecha-se o círculo com as inúmeras vinculações de receitas com as quais convivem Estados e Municípios, que tornam impossível o ato de administrar. “Descontadas as vinculações constitucionais, as legais, a dívida consolidada e a folha de pagamento, quase nada sobra para o serviço à comunidade”, complementou Vital.
Outro aspecto considerado “tão negativo para a higidez do pacto federativo” por Vital é o desequilíbrio financeiro, ou as chamadas ‘transferências voluntárias’, “um instrumento aparentemente neutro de governança pública, uma verdadeira ferramenta de subordinação de Estados e Municípios aos desígnios e aos desejos da União”.
‘Retórica’ e ‘Ficção’ – Vital foi ainda mais duro ao dizer que a Federação se afigura, cada dia mais, em “um mero recurso de retórica, uma pobre ficção administrativa, um crescentemente esvaziado princípio formal do direito constitucional”. Diante desta realidade, o Senador disse que vê com otimismo a Presidente Dilma Rousseff atribuir prioridade à Reforma Tributária na agenda legislativa deste ano.
“O foco desse debate não pode ficar restrito, como até agora tem ficado, à formatação de um novo Imposto sobre Valor Agregado e aos seus efeitos sobre a repartição das receitas dessa modalidade de arrecadação entre os Estados. Interessa aos brasileiros a simplificação e a racionalização do sistema tributário nacional, mas é fundamental que a pauta também se ocupe com rever a divisão do bolo arrecadatório entre os três níveis federativos: o federal, o estadual e o municipal”, disse o Senador.
OPINIÃO DO BLOG - É muito complicado se mudar o sistema de distribuição de renda entre Governo Federal, estados e municípios. Mas, a força política de um senador nunca pode ser deixada de lado. E como conhecemos bem o modo de atuar de Vitalzinho, quem sabe um dia as cidades sejam contempladas com uma fatia maior do bolo inteiro.

NONATO NUNES - Perfil dinástico da política paraibana

Artigo
A política paraibana tem acentuado, nos últimos anos, um forte e poderoso perfil dinástico no que se refere ao domínio dos principais cargos eletivos. É um sinal claro de que as alianças políticas, baseadas apenas na formação de grupos nomeadamente heterogêneos, já não são suficientes. A representação parlamentar passa, agora, a ter uma forte e decisiva função unificadora a partir do elemento familiar. Isso significa não apenas mais prestígio, mas também uma ostensiva demonstração de força e domínio na base política onde atuam. A vinculação familiar a partir da eleição de pelo menos um representante com sobrenome tradicional tem o hipotético poder de coesão da estrutura política montada. Isso se explica pelo fato de a presença desse elemento em meio ao grupo de base heterogênea se configurar como uma espécie de “ímã” para o qual são atraídos os que estão ideologicamente afinados com a família representada.
Outro fenômeno verificado nos últimos anos – e aparentemente mais acentuado nas eleições de 2010 – é a concorrência de membros mais jovens de cada família tradicional aos assentos da Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Antes o “rito de passagem” desses mancebos era realizado nas Câmaras Municipais. Ali, em meio aos demais colegas do chamado “parlamento mirim”, o “tribuno da plebe” (em sentido moderno, claro) ensaiava os seus primeiros passos num processo de maturação que durava algum tempo. Findo o “estágio” (de quatro ou oito anos – ou até mais - conforme as vontades do patrocinador e da capacidade do aprendiz), o mancebo ganhava a experiência necessária para subir para o degrau seguinte. Aí já poderia ocupar um assento no poder legislativo estadual, pois já estava apto para embates que exigiam maior experiência política – e de vida. E assim os níveis iam sendo alcançados de acordo com o que aprendera com o tempo.
Hoje se percebe que as famílias mais tradicionais do Estado tendem a “adiantar” tal processo. E aí pode estar em jogo a questão biológica. Pode ser que algumas dessas velhas lideranças tenham percebido, de repente, que o número reduzido de filhos (e filhas) pode ser um problema para a “herança do mandato”. Assim os lança nessa “aventura” na qual a única garantia está no nome da família e no dinheiro de que dispõem. São conscientes de que seus filhos são muito jovens para assumir tal encargo, mas não têm outra opção entre os familiares, pois “os de fora” têm de ser descartados. O jeito mesmo é buscar uma “solução caseira” para o problema da “sucessão do mandato”. Confiar em estranhos, jamais. Essa pode, assim, ser uma das luzes para explicar a razão de tantos “garotos” mal saídos da adolescência estarem agora “legislando” em nome de um eleitorado famélico, inculto e desnorteado. A outra possibilidade está mais centrada no âmbito da própria relação com o grupo aliado. Ao lançar um nome familiar para a sucessão do mandato fica a suspeita de que nenhum nome do grupo de base familiar merece tamanha honraria.
Uma solução familiar para o caso em questão pode, porém, trazer dissabores para a unidade do grupo. Aí acontece a velha diplomacia baseada nos conchavos. O menino se manterá candidato, mas algumas “sobras de eleitorado” serão “dadas” aos insatisfeitos. E assim a solução logo é achada quase que num piscar d’olhos. Mas observe o caro leitornauta que foi mantida a solução caseira para a sucessão do mandato deixado pela velha raposa política. Quem quiser se manter “sob a proteção” do “cacique” tem de se enquadrar dentro da realidade imposta.
Por aí se vê que “empreguinho” em Câmara de vereadores já não apetece tanto. O negócio é mais em cima.
Jornalista, articulista do Fato a Fato, escritor e documentarista

Prefeita Fátima Paulino visita Associação Menores Com Cristo em Guarabira

Na Amecc
Guarabira-PB (Fato a Fato) – A prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, visitou, na manhã desta quarta-feira (09), a sede da Associação Menores Com Cristo (Amecc). A gestora foi convidada por Padre Geraldo Brandstetter e pelo presidente da instituição, Cacildes T. de Brito.
Durante a visita, Fátima Paulino esteve na Escola São Rafael, unidade mantida em parceria com a Prefeitura de Guarabira. A prefeita ficou impressionada com o nível de ensino, a aplicação dos alunos e o desempenho dos professores daquele educandário.
Na ocasião, Fáima soube que Roberta Maria de Lima, professora da Escola São Rafael da Amecc, foi premiada pelo projeto Ler, Saber e Prazer, promovido em Campina Grande o ano passado, pelos institutos Alpargatas e Camargo Correia.
A chefe do executivo guarabirense estava acompanhada de seu esposo, o ex-governador Roberto Paulino, do secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarabira, o jornalista Eraldo Luis, da secretária de Educação do município, Micheline Paulino.
A Prefeitura de Guarabira mantém convênios de parcerias com a Amecc, a FCD, o Albergue São Vicente de Paula, a Talita e o Mac. Todas essas instituições recebem, mensalmente, repasse financeiro como ajuda para a manutenção de suas atividades.
Durante a visita da prefeita, os diretores da Amec aproveitaram para solicitar a ampliação da parceria com a Prefeitura de Guarabira. A Associação Menores Com Cristo foi contemplada com um prédio dentro de seus limites e pretende construir uma creche destinada as crianças do conjunto Nossa Senhora Aparecida.
Após sua visita a sede da Amecc, Fátima disse ter ficado encantada com o trabalho realizado por aquela instituição. Quanto ao pedido de implantação da creche, a prefeita de Guarabira revelou ser um pleito justo e, por isso, vai estudar sua viabilidade com atenção. Fonte: Codecom-PMG
OPINIÃO DO BLOG - Caberia bem uma creche dentro da Amecc. Falta saber se o município tem recurso para implantar o benefício agora.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Procurador do TCE diz que nomeação de Catão não feriu lei antinepotismo; indicação foi da AL

Nepotismo
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - O procurador do Tribunal de Contas do Estado, Eugênio Nobrega disse, em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM (Rede Correio Sat), na tarde desta quarta-feira (9), que a nomeação de Fernando Catão pelo seu sobrinho, então governador Cássio Cunha Lima não se caracteriza nepotismo, porque segundo ele, não houve vontade de Cássio e sim da Assembléia Legislativa do Estado.
Eugênio Nóbrega explicou a afirmação dizendo que a nomeação é feita conforme indicação do Legislativo. "Não há vontade, não há deliberação do governador. Ele está atrelado ao nome que é indicado pela Assembléia", argumentou.
O procurador disse, ainda, que todos terão oportunidade de ter o caso esclarecido e as instâncias superiores da Justiça vão se manifestar pela verdade dos fatos.
TCE
Na tarde desta quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, através da assessoria de imprensa, que está aguardando o recebimento da decisão judicial acerca da ação popular que pede a nulidade dos atos de nomeação de seu atual presidente, o conselheiro Fernando Rodrigues Catão, para, somente depois disso, pronunciar-se sobre o assunto.
Sem o conhecimento do que foi decidido pelo Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a Corte entende que seria precipitado qualquer pronunciamento em relação a um fato do qual, até o momento, apenas sabe pelo que está no rádio, emissoras de TV e portais de notícia.
Quando de posse do completo teor da decisão judicial – ainda não publicada no Diário da Justiça e da qual deverá ser formalmente notificado – o TCE tomará as medidas cabíveis.
Fonte: portalcorreio
OPINIÃO DO BLOGComo havíamos advertido no comentário anterior, há sempre uma possibilidade do contraditório. Veja que o procurador do TCE não admite nepotismo por que Fernando Catão foi indicação da ALPB. Mas, há uma pergunta que não pode deixar de ser feita nesse momento: mesmo sendo indicado pelo Poder Legislativo, quem nomeou Catão foi Cássio, que era governador e sobrinho do atual presidente do TCE-PB. E aí, é ou não nepotismo?

MARTINHO ALVES - Péssimo exemplo

Artigo
A Banda Garota Safada, apesar de tão aplaudida pelo público que a assistiu, na Festa da Luz em Guarabira, este ano, não deixou saudade boa alguma na memória dos que lhe receberam, representando a Prefeitura Municipal que a contratou, e de todos os membros da assessoria do evento, graças à sua atitude nefasta e imoral, utilizada quando se retirou do camarim que lhe deu guarida e nada lhe deixou faltar enquanto esteve a ocupá-lo. Os componentes da Banda, tiveram uma atitude deplorável quando urinaram no sofá, no chão e na comida que sobrou – porque era farta –, como se os seus produtores não tivessem recebido o cachê a que (não) fizeram jus (por essa atitude desgraçada), não tivessem sido bem recebidos na cidade e nem sido elegante e educadamente acolhidos no hotel em se fizeram hóspedes.
Na noite do dia 1º, os repórteres e radialistas que fazem a imprensa falada e escrita de Guarabira, aguardavam a tradicional entrevista coletiva que deveria ser dada pelo vocalista Wesley Safadão, falando do momento vivido por ele e Banda, do trabalho feito por esse país afora e do seu futuro. Esse é um procedimento normal na vida de qualquer artista que se preza e valoriza o público que o aplaude e a imprensa que o consagra cada vez mais, pela força da sua credibilidade diante dos ouvintes e leitores. Simplesmente os produtores da Banda anunciaram que o cantor não daria a coletiva programada porque estava recolhido aos seus aposentos, fazendo o aquecimento vocal, para não comprometer uma grande apresentação.
Por ai se entende que a Banda não valoriza ninguém e muito menos respeita os seus fãs. Todos os seus componentes se retiraram ao final da apresentação, como se pessoas educadas, quando já haviam deixado o registro da sua deseducação, no interior do camarim. Ainda bem que só conseguiram sujar a sua própria imagem, e quem assim age não tem imagem, mas sombra.
A Festa da Luz é um dos mais respeitados eventos do Nordeste brasileiro e sempre tem recebido ao longo desses últimos anos, bandas e cantores de renome que têm sido receptivos aos fãs e à imprensa, tratando-os carinhosamente. São os que sabem que a qualquer momento o calor dos aplausos pode lhes faltar, e as vozes dos jornalistas podem se calar, deixando-os na solidão. E são muitos os ex-grandes cantores e dançarinos, por ai afora, que igual à Garota Safada, desprezaram a quem lhes estava afagando e respeitando, e caíram no esquecimento.
Guarabira expressa à atitude deplorável dessa Banda, o seu mais veemente repúdio. Não há a menor possibilidade de silencio, diante desse procedimento inqualificável.
Professor universitário (UEPB), escritor, articulista do Fato a Fato e historiador

Justiça acata ação contra Catão e conselheiro pode ser afastado do Tribunal de Contas do Estado

Contra conselheiro
João Pessoa-PB (Fato a Fato) - O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Marcos Sales, acatou uma ação popular impetrada contra a posse do conselheiro, Fernando Catão, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O entendimento do advogado recorrente da ação, Edir Mendonça, é de que houve prática de nepotismo, já que na ocasião da escolha de Catão como conselheiro o governador era o seu sobrinho Cássio Cunha Lima.
A sentença do juiz foi proferida em janeiro, mas ainda não havia sido divulgada. A informação sobre a decisão foi dada no programa de rádio Correio Debate.
Conforme a sentença, não haverá o afastamento imediato de Fernando Catão do TCE, tendo em vista que ainda cabe recurso. Fonte: paraibapb
OPINIÃO DO BLOG - Se cabe recurso, vamos aguardar como se pronuncia o TCE-PB e o próprio conselheiro Fernando Catão.

Diretor do HR de Guarabira nega ambulância para socorrer acidentado de Alagoinha, denuncia vereador

Denúncia
Guarabira-PB (Fato a Fato) – Logo na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, sessão realizada na tarde desta terça-feira (08), o vereador Gerson Cândido de Farias (Gerson do Gesso) fez outra denúncia grave com relação ao trabalho desenvolvido pela direção do Hospital Regional de Guarabira.
O parlamentar disse que, por conta da restrição na cota de gasolina da ambulância no Hospital Regional “Antonio Paulino Filho”, o ex-prefeito de Alagoinha, Marcos Beltrão, após sofrer grave acidente e necessitar de atendimento de urgência, o paciente não foi socorrido, inclusive por ordem do superintendente daquela unidade hospitalar, médico Manoel Edson.
Gerson do Gesso (foto), ex-funcionário do hospital, declarou que o governador Ricardo Coutinho mandou cortar a cota de gasolina da ambulância daquela unidade hospitalar. A partir de agora, segundo o vereador, o veículo só tem combustível para circular em Guarabira.
O vereador Gerson denunciou ainda que o estado de saúde de Marcos Beltrão era grave, daí o mesmo necessitar de atendimento de urgência para João Pessoa, mas o médico Manoel Edson lhes negou a ambulância por que o veículo não tinha gasolina.
O caso repercutiu, negativamente, nos veículos de comunicação de Guarabira e região. Sobre o ocorrido, o radialista Fabiano Lima (Guarabira FM) perguntou se os pacientes, mesmo aqueles que precisarem ser socorridos para João Pessoa, terão assistência? Fonte: Editoria do Fato a Fato
OPINIÃO DO BLOGCom a palavra, a superintendência regional do Hospital Regional de Guarabira. A editoria do Fato a Fato irá em busca da versão daquela unidade hospitalar.

Senador Vital do Rego confirma investimentos do governo em infra-estrutura no valor de R$ 48 bi

Investimento
Brasília-PB (Fato a Fato) - O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) confirmou nesta terça (08), durante discurso no plenário do Senado, que o Governo Federal deverá investir, este ano, aproximadamente R$ 48 bilhões na área de infra-estrutura. O valor, segundo anunciou Vital aos colegas Senadores, é mais que três vezes o montante investido em 2007, que foi de R$ 13 bilhões. “Esse investimento vai possibilitar nossa entrada no clube das nações mais desenvolvidas”, afirmou.
Vital disse ter ciência de que o Brasil tem necessidades urgentes de investimentos no setor de infra-estrutura, sobretudo na infra-estrutura energética. “A Presidente Dilma mostrou disposição em enfrentar essas demandas de maneira prioritária, na sua Mensagem ao Congresso”, afirmou Vital do Rego.
O Senador paraibano lembrou que se uma nova crise internacional não acontecer nos próximos anos e se o ciclo virtuoso de nossa economia continuar até 2022, analistas econômicos são unânimes em afirmar que erradicaremos a pobreza, meta principal da Presidente Dilma. “Com isso, dotaremos o País da infra-estrutura necessária para possibilitar nossa entrada no clube das nações mais desenvolvidas”.
Mais investimentos – Vital do Rego apresentou dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) segundo os quais os investimentos em infra-estrutura previstos para o País, até 2013, deverão superar amplamente os realizados nos quatro anos anteriores à crise, entre 2005-2008. “Na Proposta Orçamentária para 2011, enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, estão previstos R$ 48 bilhões de custeio e investimento na área de infra-estrutura, três vezes o volume de 2007, que foi de 13 bilhões de reais”.
De acordo com Vital do Rego, os números do Orçamento de 2011 “aliados à determinação e à coragem para enfrentar os enormes desafios que temos pela frente sinalizam a próxima vitória da gestão pública no tocante ao saneamento das deficiências brasileiras em matéria de infra-estrutura”.
Por outro lado, de acordo com o parlamentar, os investimentos em Ciência e Tecnologia, também lembrados vigorosamente na Mensagem da Presidente Dilma ao Congresso, tendem a aperfeiçoar a logística da matriz energética, de modo a reduzir a níveis residuais episódios como o desta semana, que provocou apagão em quase todo o Nordeste, “aumentando a eficiência do sistema e colocando o Brasil em patamares compatíveis com o grau de desenvolvimento econômico que perseguimos”.
Para Vital, “a construção do Brasil novo que todos sonhamos, iniciada no governo Lula, é irreversível, não admite recuos e não pode ser interrompida, porque expressa o ideal e o desejo que animam o povo brasileiro. Por tudo isto, é que insisto no otimismo e na perseverança”, finalizou.
OPINIÃO DO BLOG - Estamos tendo a convicção de que o mandato de Vitalzinho, na condição de senador da República pela Paraíba, vai superar muitas "raposas" da política brasileira. Observa no pronunciamento de Vital do Rego Filho, tratando dos altos investimentos do Governo Federal. O conhecimento de causa do senador paraibano, mostra que, quando o dinheiro começar a ser partilhado, não tenham dúvidas de que o nosso Estado receberá fatia generosa, graças o empenho do neto de Pedro Gondim. Esse tem sido o desenho do caminho a ser seguido no Senado Federal pelo irmão de Veneziano Vital do Rego.